banners_fontana_menores-02

Cuidados Pré-operatório

Realize todos os exames solicitados pela equipe médica que geralmente são: hemograma completo; coagulograma com TAP e TTPA; glicemia de jejum; T4; TSH; Urina tipo I; teste ergométrico (caso tenha mais de quarenta anos de idade ou algum problema cardíaco) e exame de gravidez caso haja esta possibilidade.Não se esqueça de nos informar se usa algum medicamento, inclusive vitaminas, suplementos ou fitoterápicos (remédios derivados de princípios ativos de plantas). Algumas medicações devem ser interrompidas alguns dias antes da cirurgia e outras substituídas temporariamente. Suspenda dez dias antes o uso de qualquer medicação que contenha ácido acetil salicílico (Aspirina, AAS, Melhoral, Doril, Engov…). Ele altera a coagulação aumentando o risco de sangramento e pode ser motivo de complicação de algumas técnicas anestésicas. Caso use por orientação do seu cardiologista discuta o assunto com o médico anestesista de nossa equipe no dia da sua avaliação pré-anestésica.

Agende a avaliação pré-anestésica com o médico anestesiologista da nossa equipe. Esta avaliação é muito importante para segurança dos procedimentos anestésicos e cirúrgicos além de possibilitar esclarecer suas dúvidas sobre a anestesia e diminuir o seu medo.

Não fumar (e não permanecer em ambiente com fumaça de cigarro) 15 dias antes e 15 dias após a cirurgia;

Qualquer intercorrência como doenças (gripe, tosse, febre, infecção) ou outros motivos que acarretem a suspensão da cirurgia, deverá ser avisado com antecedência. Para realizar uma cirurgia sua imunidade deve estar boa, e para isso, é fundamental você estar bem emocionalmente.

CUIDADOS PARA O DIA DA CIRURGIA

No dia da sua cirurgia, compareça no horário combinado, de preferência acompanhado (a);

Jejum de no mínimo 8 horas antes do início da cirurgia. Importante salientar que o jejum inclui ingestão de qualquer líquido, inclusive água. Uma pequena quantidade de água no seu estômago poderá num reflexo de vômito voltar e ser aspirado para dentro da via respiratória podendo ocasionar consequências gravíssimas.

Banho pela manhã, antes de vir para o Hospital. Não venha com o cabelo molhado!

Não pintar as unhas, pois através da cor dela é possível detectar problemas durante a cirurgia, além de não prejudicar a leitura de um importante aparelho de monitorização chamado de oxímetro.

Não há necessidade de depilar a área da cirurgia. Caso tenha esse hábito solicitamos que não faça nos dias que antecedem a cirurgia. A depilação, independente do método utilizado, sempre provoca uma irritação na pele aumentando a flora bacteriana com consequente aumento do risco de uma infecção no local da cirurgia.

Traga para o hospital sua escova de cabelo e de dente, venha com roupas largas e fáceis de vestir e no caso de cirurgia nas pálpebras não esqueça seu óculos de sol. Venha sem brincos, colar, anel, pulseiras ou outros acessórios.

Caso utilize prótese dentária móvel, não se esqueça de nos avisar, é muito importante removê-la antes do início da cirurgia.

Alta hospitalar: é obrigatório estar com um acompanhante maior de idade responsável.

O Hospital Fontana Della Gioventú segue as determinações do Manual de Publicidade Médica descritas no Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina (Resolução CFM nº 1974/11) . Se você observou algum ítem que não esteja de acordo com o manual, por favor, clique para informar o problema.