A Terapia Cognitiva ou Cognitivo-comportamental trabalha com três conceitos que são fundamentais: pensamentos, emoções e comportamentos. Será que você sabe de fato diferenciar cada um deles?

 

A pergunta pode parecer um tanto boba, mas a verdade é que, principalmente durante um momento difícil, a maioria das pessoas não consegue fazer bem essa diferenciação. É comum ouvirmos frases como: “sinto que sou um perdedor” ou “pensei que eu estava mal”; na realidade a pessoa pensa ser uma perdedora e se sente mal com a situação ocorrida.

 

E por que essa diferenciação é tão importante? Porque, muitas vezes, podemos ter sentimentos negativos muito fortes que estarão atrelados a pensamentos distorcidos, ou seja, que não condizem com a realidade; assim, essa diferenciação nos permite deixar o sentimento um pouco de lado e avaliar a veracidade dos nossos pensamentos e, encontrando as distorções, conseguimos fazer com que os sentimentos enfraqueçam e não nos deixem tão mal.

 

 

Faça rapidamente o exercício abaixo tentando identificar o que é pensamento, o que é emoção e o que comportamento:

Irritado _______________
Chorando _______________
Eu sempre vou me sentir assim_______________
Bravo_______________
Eu não presto_______________
Contando o número de casas na rua_______________

 

 

A resposta é: emoção, comportamento, pensamento, emoção, pensamento e comportamento. Conseguiu acertar todos? Ficou com dúvida em algum?

 

 

Podemos dizer que os pensamentos são todas as frases ou imagens que passam em nossa cabeça; as emoções nos despertam sensações positivas e negativas em nosso corpo e podemos nomear como tristeza, alegria, raiva, inveja, entre outras; já os comportamentos são todas as ações praticadas por nós diante de alguma situação.

 

Dessa forma, sempre que alguma emoção negativa surgir tente perceber os pensamentos que estão passando em sua cabeça e avalie se eles estão de acordo com a realidade.

 

Se ainda sim for muito difícil para você, procure ajuda!

 

Juliana M. M. de Freitas – Psicóloga – CRP: 06/58287

 

Contatos:

(18) 99609-2965

(18) 3323-5600

Share