A necessidade das emoções em nossas vidas

As emoções vivenciadas são de vários tipos e lidamos com elas de maneira eficaz ou ineficaz. A ansiedade quando sentimos não é um problema, mas devemos reconhecê-la, aceitá-la e continuar a funcionar apesar dela.

Sem as emoções nossas vidas não têm graça, pois nos faltam textura, riqueza, contentamento para a conexão com outras pessoas.

Elas, as emoções, nos lembram de nossas necessidades, frustrações e direitos, e ao mesmo tempo nos leva a fazer mudanças, fugir de situações difíceis e saber nosso nível de satisfação.

A maioria das pessoas sentem-se incomodadas e sobrecarregadas com suas emoções, porque pensam que são incapazes de lidar com a tristeza e a ansiedade, que o impedem de uma maneira ou de outra de pensar, agir e sentir muito mais efetivo.

 

A ajuda terapêutica

E nesse caso, o auxílio terapêutico é de grande valia, pois te ajuda a perceber que você é capaz de lidar com tais sentimentos e por gerar um comportamento assertivo e de uma vida bem melhor, ou seja, contribuir para que o ser humano tenha saúde e equilíbrio mental. Por isso é importante ter a regulação das emoções.

As emoções, tais como a ansiedade, envolvem avaliação, sensação, objeto, sentimento, comportamento motor e um componente interpessoal.

O psicólogo pode usar de técnicas para o manejo do estresse, por exemplo: relaxamento, exercícios respiratórios, dentre outras.

Não se acanhe de procurar sua terapeuta, a abordagem que trabalho é a Terapia Cognitivo Comportamental, a mais apropriada para trabalhar as emoções.

 

Resumindo

Espero que você tenha aprendido que as emoções todos nós temos e que é muito importante para a nossa sobrevivência como pessoas, e quando ela se desequilibra temos o direito de decidirmos se queremos a regulação de nossas emoções.

Lembre-se: O cérebro é um órgão que coordena todo o nosso corpo, fisiológico e emocional, por isso não tenha vergonha de procurar a ajuda médica, psicológica, etc.

 

Juliana M. M. de Freitas – Psicóloga – CRP: 06/58287

 

Contatos:

(18) 99609-2965

(18) 3323-5600

Share