Hospital de Cirurgia Plástica
(18) 99629-4826 (18) 3323-5600
4 de fevereiro de 2021

Alimentação pós cirurgia plástica: veja dicas!

Entre os cuidados do pós-operatório que o paciente precisa manter está a dieta pós cirurgia plástica. A alimentação tem um grande papel na recuperação e na garantia de resultados, uma vez que pode ajudar diretamente no processo de cicatrização.

Além disso, é por meio da ingestão de alimentos corretos que você pode reduzir o inchaço, a inflamação, a retenção de líquidos e ainda garantir mais saúde e bem-estar.

 

Dicas para sua dieta pós cirurgia plástica

A dieta pós cirurgia plástica vai depender diretamente do que cada cirurgião recomendar para seu paciente. Contudo, existem algumas dicas que você pode colocar em prática.

 

1) Inclua frutas vermelhas e alho no seu cardápio

Tanto as frutas vermelhas como o alho possuem altos índices de flavonoides. Esses componentes possuem ação anti-inflamatória que ajuda diretamente na recuperação.

Os anti-inflamatórios naturais auxiliam a reduzir o inchaço causado pelo procedimento.

Esses componentes também podem ser encontrados nos chás preto, verde e branco.

2) Coma mais peixe durante a sua recuperação

Outra dica de dieta pós cirurgia plástica é dar preferência por incluir peixe como proteína nas suas refeições. Isso porque, eles são ricos em ômega-3, que é uma gordura poli saturada que o corpo não produz, mas que tem grande relevância para várias funções.

Além dessa substância ser anti-inflamatória, ela também melhora o controle da pressão arterial, o processo de cicatrização e ainda auxilia na vasodilatação do seu corpo.

3) Beba muita água e isotônicos

Mais uma das dicas importantes para a sua dieta pós cirurgia plástica é a hidratação. Ela possui um papel essencial no processo de recuperação, pois é mantendo o seu corpo hidratado que você poderá garantir a oxigenação das células bem como o envio de nutrientes para todas as partes do corpo.

Além disso, a hidratação também age no controle da temperatura corporal e ajuda a eliminar todas as toxinas e resíduos que possam prejudicar o funcionamento do seu organismo, por meio da urina e do suor.

Logo, é recomendado beber muita água e isotônicos ao longo da sua recuperação.

4) Evite frituras

Outra dica para manter a sua dieta pós cirurgia plástica é evitar ao máximo as frituras e as comidas gordurosas.

Isso porque, esse tipo de alimento tende a sobrecarregar o organismo, atrapalhando assim o processo de cicatrização. Além disso, boa parte dos alimentos fritos e gordurosos possui uma grande quantidade de sódio, o que acaba aumentando a retenção de líquidos no corpo.

5) Inclua alimentos ricos em vitamina C na sua dieta

Outra recomendação é a inclusão de alimentos ricos em vitamina C na sua alimentação.

Esses itens são ricos em antioxidantes que são fundamentais para garantir o bom funcionamento do sistema imunológico, e ajudam a evitar o envelhecimento precoce.

Entre os itens que você pode incluir na sua alimentação estão: cenoura, laranja, limão, beterraba, tangerina, lima entre ouros.

6) Suplementos

Os suplementos ricos em proteína, como por exemplo o Whey Protein, também auxiliam bastante na recuperação.

Mas importante, antes de fazer qualquer alteração na sua dieta, sempre fale com o seu médico.

 

Dr. Edélcio S. Shimabucoro
CRM-SP 79 890 | RQE 55563

 

Contato, agende sua consulta!
📱 (18) 99629-4826
  (18) 3323-5600

Deixe um comentário
Você também pode gostar
As principais complicações em cirurgias plásticas
+
As principais complicações em cirurgias plásticas

A cirurgia plástica, assim como qualquer outro tipo de procedimento cirúrgico, deve ser realizada por um profissional habilitado, em ambiente hospitalar e envolve ...

1 de dezembro de 2020
Saiba como acelerar o pós operatório do silicone nas mamas
+
Saiba como acelerar o pós operatório do silicone nas mamas

Muita gente ainda tem dúvidas sobre o pós-operatório silicone e a troca de prótese de silicone. Como em qualquer cirurgia plástica, a colocação de próteses ...

8 de dezembro de 2020
Gordura localizada: Como eliminá-la?
+
Gordura localizada: Como eliminá-la?

Horas e horas de ginástica para perder os famosos “pneuzinhos”, mas nada deles desaparecerem completamente, não é mesmo? A verdade é que muito exercício ...

10 de setembro de 2020