A mais utilizada. Aplicada diretamente na área que será operada. Geralmente associada à sedação, onde o paciente dorme e não vê a aplicação. Utilizamos nas seguintes cirurgias: prótese de mama, otoplastia, blefaroplastia, correção de cicatrizes e lipoaspirações de pequenos volumes.
Nessa modalidade se encaixa a raquianestesia e a peridural onde o anestésico é aplicado na região lombar e cursa com adormecimento de áreas inferiores do corpo (abdômen e pernas) muito usada para lipoaspirações, abdominoplastias, correções de cicatrizes, cirurgias na região glútea. Geralmente é associadas à sedação para promover sono e conforto ao paciente.
Seria a abolição da sensação dolorosa no corpo todo, onde o paciente dorme profundamente. Administrada por máscara e no soro. A técnica de eleição para cirurgias mais longas e na porção superior do corpo. Exemplos dessas cirurgias seriam as ritidoplastias (lifting de face), mamoplastias e rinoplastias.
Dúvidas sobre o tipo de anestesia utilizada serão esclarecidas na consulta pré-anestésica.
É importante lembrar que o anestesista sempre conversa com o paciente antes da cirurgia, checa os exames pré-operatórios e explica sobre a anestesia que será realizada, além de monitorizar e acompanhar este paciente durante todo o tempo da cirurgia.
A consulta pré-anestésica é uma avaliação obrigatória realizada pelo médico anestesiologista para todo paciente que irá passar por uma cirurgia e consequentemente terá que ser anestesiado.
Nesta consulta o paciente informa ao anestesista sobre seu estado de saúde atual, problemas de saúde antigos relevantes, uso de medicamentos, anestesias prévias além de passar por um exame físico específico para anestesia e checagem dos exames pré-operatórios.
Nenhum teste anestésico ou de alergia é aplicado nessa consulta!
Importante esclarecer que as informações obtidas pelo anestesista nessa consulta permitirão a ele realizar um ato anestésico individualizado tornando-o bem mais seguro.
Dra. Cristiane Vargas Balleroni Shimabucoro
CRM 79.885
Dra. Cristiane é médica com título de especialista em anestesiologia
e é membro da Sociedade Brasileira de Anestesiologia.
Apesar da segurança do ato anestésico atualmente, e dessa especialidade médica já completar mais de 50 anos de existência, continuam elevados os temores da população em relação à anestesia. Diariamente médicos respondem a questionamentos tais como:
Clique no botão abaixo e fale com um de nossos atendentes via WhatsApp