O que é a Cirurgia de Aumento de Mama?
Também chamada de mamoplastia de aumento, esta cirurgia implanta próteses de silicone nas mamas com o objetivo de aumentar o volume das mesmas. A cirurgia de aumento de mama é um procedimento com finalidade estética, mas também pode ser utilizada para outros fins, como por exemplo: restaurar o volume dos seios que foi perdido após a perda de peso, atenuar assimetrias ou até reconstituir uma mama que foi removida devido a um câncer.
A quem se destina?
A cirurgia de aumento de mama é geralmente procurada por mulheres que se sentem insatisfeitas com o tamanho de seus seios e desejam que eles sejam aumentados. As próteses de silicone deixam as mamas mais firmes e proporcionam também um melhor contorno do colo além de contribuir para fatores emocionais tais como melhora da autoestima e autoconfiança.
Como funciona a Cirurgia de Aumento de Mama?
Para realizar este procedimento com segurança, deve-se realizar uma criteriosa avaliação pré-operatória, que além do exame físico inclui também exames laboratoriais e de imagem (ultrassonografia das mamas e mamografia). A avaliação do anestesista também é de fundamental importância.
Na maioria dos casos a cirurgia é realizada com anestesia local com a paciente confortavelmente dormindo sob efeito de um sedativo. A alta hospitalar é no mesmo dia e atividades leves como vestir uma roupa, pentear o cabelo, digitar um computador e caminhar são permitidas. Deve-se evitar pegar peso e realizar atividades que movimentem muito os braços no primeiro mês. Nesse período utiliza-se um sutiã especial.
Mas não se preocupe pois no Hospital de Cirurgia Plástica Fontana Della Gioventú, ao realizar uma consulta, os pacientes são bem instruídos sobre como funciona o procedimento e todos os cuidados pré e pós-operatórios que devem ser tomados para uma cirurgia de aumento de mama ser realizada de forma segura.
Tempo de recuperação da Cirurgia
O tempo de recuperação está entre as principais dúvidas dos pacientes, sendo uma questão de extrema importância. No dia seguinte a cirurgia a paciente já pode executar atividades que não exijam esforço físico nem provoque impacto nas mamas.
Sendo assim não é necessário ficar acamada em repouso. É permitido a paciente digitar computador, subir e descer uma escada e até lavar uma louça!