A cirurgia para reduzir e elevar as mamas tem o nome de mastopexia, servindo para levantar os seios flácidos ou caídos, ou que tenham perdido volume devido a gravidez, emagrecimento ou mesmo pela fisiologia da paciente.
Trata-se de uma cirurgia estética e reparadora, sendo indicada para mulheres com seios grandes que, pela ação do tempo, sofre uma queda, muitas vezes trazendo problemas de postura e dores na coluna, em virtude do peso excessivo, podendo, em alguns casos, ser também um recurso para o tratamento de algumas doenças da mama.
Técnicas usadas na mastopexia
Por haver diversas técnicas que podem ser utilizadas para a cirurgia de reduzir e elevar as mamas, o cirurgião faz a análise do tipo físico, do tipo e condição da mama para comparar com a vontade da cliente, mostrando-lhe os melhores procedimentos para atender seu desejo. As técnicas incluem retirada de excesso de pele, de tecido glandular e de gordura, podendo variar em função do volume da mama e do grau de flacidez da pele.
Após a cirurgia e dependendo da técnica utilizada, podem permanecer cicatrizes em forma de T ou do número 1, invertidos ou periareolar (em volta da aréola). As cicatrizes começam a desaparecer nas primeiras semanas, podendo os resultados serem notados a partir do primeiro mês. No entanto, somente entre o sexto mês até o primeiro ano é que as mamas irão mostrar o seu aspecto definitivo em relação a cicatrizes, forma, volume, sensibilidade e consistência.
Para a cirurgia de reduzir e elevar as mamas não é necessário internação por mais de 24 horas, dependendo de cada caso, sendo necessária anestesia peridural ou geral, ou, em casos mais específicos, sedação assistida. O tempo da cirurgia, dependendo do tipo de situação das mamas, pode levar até 3 horas.
Cuidados pós-operatórios na mastopexia
Como em toda cirurgia e, lembrando que mesmo a cirurgia plástica tem seus riscos, a mastopexia precisa de cuidados após o procedimento:
- O primeiro banho total só pode ser tomado após 48 horas após a cirurgia, devendo-se usar sabonete neutro sempre antes de qualquer curativo;
- A paciente precisa usar sutiã diariamente, durante 3 meses, sem retirá-los a não ser para o banho;
- Não se deve levantar os braços em ângulo de 90 graus ou mais por pelo menos 20 dias, nem mesmo para pentear ou escovar cabelos;
- A paciente não poderá levantar peso, usar roupas leves, não pegar sol e não dormir de bruços ou sobre as mamas por pelo menos 3 meses;
- Atividades como tarefas domésticas ou exercícios físicos devem ser evitados nos primeiros 30 dias, assim como dirigir, ir à praia ou entrar no mar e em piscina, evitando também banhos de imersão.
Qualquer atividade física somente poderá ser feita depois da liberação pelo médico e, no caso de tomar sol, deve-se usar protetor solar com fatores acima de 30 FPS, passando-o nas cicatrizes nos primeiros 6 meses após a cirurgia.
O cirurgião irá instruir com os cuidados com as cicatrizes, fazendo curativos até a retirada total dos pontos, devendo a paciente usar creme hidratante em toda a mama, de 1 a 2 vezes por dia, com leve massagem nas cicatrizes.