A decisão é pessoal. Só você pode decidir se a cirurgia proposta alcançará suas metas e se as complicações e riscos são aceitáveis. O cirurgião tem a obrigação de explicar-lhe com detalhe os riscos associados à cirurgia. Por esse motivo é necessário sua autorização por escrito no termo de consentimento informado e esclarecido para assegurar um correto entendimento da cirurgia a qual você será submetido.
Sinta-se livre para fazer perguntas. É natural sentir ansiedade, seja pela emoção/ entusiasmo pelo seu novo visual ou pelo estresse pré-operatório.
A sua parceria com o cirurgião não acaba quando termina a cirurgia. A relação deve continuar, mesmo porque os resultados da maioria dos procedimentos plásticos cirúrgicos são permanentes, porém podem ocorrer mudanças com o passar do tempo. Por isto as visitas regulares de seguimento da cirurgia são tão importantes.
A evolução da cirurgia plástica nos últimos anos é incontestável. Paralelamente há uma crescente procura e conseqüente aumento no número quantitativo de cirurgias. O avanço tecnológico contribui para o incremento das opções a serem consideradas. Ao passo que a cirurgia plástica pode melhorar aspectos do corpo e da vida, existem riscos que não podem ser desprezados.
Certifique-se de que suas expectativas são realistas e pesquise antes de optar pela cirurgia.
Antes de uma cirurgia é necessário uma investigação médica completa, que inclua testes diagnósticos.