Hospital de Cirurgia Plástica
(18) 99629-4826 (18) 3323-5600
18 de novembro de 2015

Como funciona a Cirurgia de Otoplastia

A cirurgia de otoplastia é a cirurgia plástica das orelhas, mas geralmente o termo é utilizado para a cirurgia de correção de orelhas de abano (orelhas proeminentes) muito embora também hajam outras deformidades como sequelas de traumas, orelhas constritas, ou ausência congênita das orelhas por problemas genéticos que também podem ser tratados com uma cirurgia plástica. Embora raro há também casos de macrotia, onde a pessoa tem orelhas de tamanho acima do normal, situação que demanda uma otoplastia para sua adequação.

A otoplastia deve ser realizada sempre por um cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, já que se trata do profissional mais preparado para realizar este procedimento.

Procedimentos da otoplastia

O cirurgião deve fazer uma consulta pré-operatória, preparando o paciente para a cirurgia, explicando os procedimentos que irá tomar e fazer com que o paciente entenda a solução proposta para o seu caso, os riscos e benefícios da otoplastia e que tipo de resultado poderá ser alcançado.

Embora seja um procedimento simples, trata-se de uma cirurgia que requer exames pré-operatórios, como hemograma e coagulograma completos.

O paciente também deve interromper o uso de qualquer outro medicamente que possa alterar a coagulação sanguínea, além de ficar pelo menos 8 horas em jejum antes da otoplastia, incluindo a ingestão de sólidos e líquidos.

A cirurgia plástica para correção de orelhas de abano é realizada com anestesia local após o paciente estar confortavelmente sedado. A cirurgia leva aproximadamente uma hora, tempo em que o cirurgião faz a incisão na parte posterior da orelha, modela a cartilagem com pontos além de fixa-la numa fáscia resistente existente na cabeça. A incisão é suturada com pontos absorvíveis, que não precisam ser retirados e o curativo permanece por 48 horas.

Pós-operatório da otoplastia

O curativo do pós-operatório deve ser feito com pomada cicatrizante e gaze. O paciente precisará, durante um mês, utilizar uma faixa de tecido compressiva, específica para casos de correção de otoplastia, devendo ser retirada apenas para o banho, devendo ser utilizada 24 horas por dia nos primeiros 15 dias e depois somente na hora de dormir por mais 15 dias.

O paciente precisa tomar cuidado para deixar a região da cicatriz sempre limpa e seca. No banho, deve ser lavada a região com muito cuidado, secando bem o local. Para isso, o médico irá orientá-lo como proceder.

No pós-operatório a orelha poderá apresentar vermelhidão, inchaço e às vezes hematomas podendo também ter alterações na sensibilidade (algumas áreas poderão ficar mais sensíveis e outras adormecidas). Estas alterações são transitórias e vão progressivamente melhorando com o passar das semanas.

Caso o paciente apresente dor, o médico irá receitar analgésicos, mas isso raramente acontece.

Especialmente nas crianças os cuidados precisam ser redobrados. Assim, se a otoplastia for feita em período escolar, a recomendação é aguardar uma semana para a volta às aulas, evitando qualquer risco de trauma. Em casos mais simples, esse período pode ser reduzido para três dias. Os adultos, que sempre tomam mais cuidado, estão liberados após dois dias para suas atividades, devendo entender que devem ser atividades leves, para não causar grandes impactos no corpo.

A otoplastia apresenta seu resultado final após seis meses, quando a orelha já está adaptada à nova situação.

Deixe um comentário
Você também pode gostar
Mastopexia sem Prótese: Entenda a Cirurgia de Elevação das Mamas
+
Mastopexia sem Prótese: Entenda a Cirurgia de Elevação das Mamas

A mastopexia sem prótese, também conhecida como lifting de mamas, é uma cirurgia plástica voltada para elevar e remodelar os seios sem a utilização de ...

1 de outubro de 2024
Otoplastia: Reconectando-se com a Autoestima e Aceitação
+
Otoplastia: Reconectando-se com a Autoestima e Aceitação

A busca da autoaceitação e autoconfiança pode ser desafiadora, especialmente quando enfrentamos inseguranças em relação à nossa aparência física. Para ...

9 de abril de 2024
Posso escolher a anestesia que vou tomar?
+
Posso escolher a anestesia que vou tomar?

A escolha da anestesia é uma etapa fundamental em qualquer procedimento cirúrgico, e essa decisão é tomada com base em critérios médicos rigorosos. Mas uma ...

17 de setembro de 2024