Hospital de Cirurgia Plástica
(18) 99629-4826 (18) 3323-5600
12 de junho de 2020

Conheça 8 alimentos que causam barriga

Conheça agora os 8 alimentos que causam barriga e opções de substituição para manter o peso adequado

Os alimentos que causam barriga estão entre os principais inimigos das pessoas em dieta ou que buscam perder peso, sendo importante conhecer quais são eles e opções de substituição.
Por mais que os principais alimentos que vêm à mente nesse momento sejam a cerveja e as massas, algumas opções naturais, como repolho, também podem causar o problema.

 

8 alimentos que causam barriga

Os principais alimentos que causam barriga são aqueles responsáveis pela formação de gases, mas também os muito gordurosos, com excesso de sódio ou açúcar.
Conheça os principais a seguir!

1. Pães e massas
A farinha refinada branca é uma das principais inimigas de quem quer manter o peso adequado e evitar a barriguinha.
Os alimentos com esse ingrediente, como pães e massas, têm carboidratos mais suscetíveis à fermentação que levam aos gases e distensão abdominal.
Um agravante pode ser a flatulência em casos de pessoas com sensibilidade ao glúten ou doença celíaca – distúrbio intestinal provocado pelo glúten.
A principal indicação para substituir esses alimentos é investir em opções integrais, que são ricas em fibras e melhoram o funcionamento intestinal.

2. Açúcar
Como é amplamente difundido, o açúcar também é um dos responsáveis pelo aumento da barriga devido à sacarose, que pode resultar no desequilíbrio da flora intestinal com redução das boas bactérias e aumento das prejudiciais.
Outro fator que influencia é que o açúcar em excesso é transformado em reserva energética em forma de gordura, aumentando a concentração dela no abdômen.
Cortar o açúcar é um desafio e complicado de substituir. A recomendação principal é reduzir o consumo aos poucos, adaptando o paladar ao gosto natural dos alimentos.

3. Bebidas alcoólicas
A cerveja é muito conhecida por formar barriga, mas a verdade é que esse resultado não é exclusivo desse item, mas sim de todas as bebidas alcoólicas.
O que ocorre é que o álcool eleva a permeabilidade da mucosa do intestino, desequilibrando a flora intestinal, que pode resultar no aumento do volume abdominal.
Outro aspecto é que, quando consome muito álcool, você sobrecarrega o fígado que deixa de “filtrar” a gordura de outros alimentos consumidos no momento, como carnes, batata frita etc.
No caso da cerveja, por exemplo, um copo grande tem cerca de 150 calorias. Portanto, imagine o consumo total após um happy hour, por exemplo.
A recomendação aqui não é substituir, mas sim reduzir o consumo da bebida alcoólica sempre que possível, além de intercalar com água e diminuir o consumo de alimentos gordurosos simultaneamente.

4. Refrigerante
Independente de ser refrigerante normal, diet ou zero, o consumo é sempre contraindicado. Uma garrafa de refrigerante concentra cerca de 10 colheres de sopa de açúcar, além de corantes e conservantes.
Nas versões diet e zero são utilizados adoçantes artificiais que podem causar compulsão alimentar, ansiedade e hiperatividade. Além disso, o gás é prejudicial à saúde e pode levar à sensação de estufamento abdominal.

5. Feijão
Como vimos, entre os alimentos que causam barriga também estão algumas opções naturais, como o feijão.
Ele apresenta carboidratos que não são digeridos corretamente e o processo de metabolização das bactérias causa gases e flatulência, aumentando a distensão abdominal e a constipação.
Como o feijão é uma fonte importante de ferro, a recomendação não é eliminá-lo da dieta, mas deixar de molho, substituindo a água, antes de cozinhá-lo, o que reduz a concentração de gases.

6. Repolho e couve-flor
Os vegetais da família das brássicas (brócolis, couve-manteiga, couve de bruxelas e nabo) também são responsáveis pelo aumento dos gases devido à presença de compostos sulfurados.
Como são altamente nutritivos, a indicação é mantê-los na dieta, mas evitar comer mais de dois tipos em uma mesma refeição.

7. Laticínios
Os laticínios em geral (leite, queijos, iogurtes e outros) também podem aumentar os gases e, principalmente em pessoas com intolerância, causar flatulência e diarreia.
Nesses casos, a recomendação é substituir por leite de cereais como quinoa, de oleaginosas, como amêndoas, ou leite de soja.
A indicação é que essa substituição seja feita com supervisão de um nutricionista, garantindo a ingestão adequada de nutrientes e vitaminas.

8. Biscoitos
Muito comuns como lanchinhos entre refeições, os biscoitos também estão entre os alimentos que causam barriga, pois sobrecarregam o fígado e a vesícula e aumentam o armazenamento de gordura na região abdominal.
A dica aqui é substituí-los por frutas, alimentos naturais e integrais, preferencialmente não processados que tem sódio em excesso, o que favorece a retenção de líquidos.

Como reduzir o acúmulo de gordura na barriga?

Para reduzir o acúmulo de gordura na barriga a dica inicial é seguir as recomendações para substituir ou diminuir a ingestão desses alimentos que causam barriga.
No entanto, ainda que a reeducação alimentar seja o primeiro e principal passo para alcançar esse objetivo outras dicas são importantes, incluindo:
• consumir a quantidade adequada de água diariamente;
• praticar exercícios físicos com frequência;
• ter boas noites de sono para regularidade dos hormônios associados ao apetite;
• reduzir o estresse, que também pode causar acúmulo de gordura na barriga.

Se mesmo com essas recomendações o resultado alcançado ainda não for satisfatório, a paciente pode avaliar a realização de uma cirurgia plástica para remoção da gordura localizada no abdômen, como a lipoaspiração.
A realização da cirurgia plástica deve ser conversada e recomendada por um cirurgião plástico de confiança após avaliação do quadro.

 

Dr. Edélcio S. Shimabucoro
CRM-SP 79 890 | RQE 55563

 

Contato, agende sua consulta!
📱 (18) 99629-4826
  (18) 3323-5600

Deixe um comentário
Você também pode gostar
Diástase Abdominal: Quando Operar?
+
Diástase Abdominal: Quando Operar?

A diástase abdominal, um afastamento dos músculos retos do abdômen, é uma preocupação comum, especialmente após gestações ou variações de peso ...

6 de dezembro de 2023
Tipos de lipoaspiração e seus resultados
+
Tipos de lipoaspiração e seus resultados

A busca pelo corpo dos sonhos muitas vezes nos leva a explorar diferentes opções de procedimentos estéticos, e a lipoaspiração é uma das mais populares. No ...

13 de dezembro de 2023
Tratamento de Queloides com Laserterapia
+
Tratamento de Queloides com Laserterapia

Quando se trata de questões estéticas, como a remoção de cicatrizes indesejadas, a tecnologia está constantemente avançando para oferecer soluções mais ...

28 de fevereiro de 2024