Hospital de Cirurgia Plástica
(18) 99629-4826 (18) 3323-5600
2 de agosto de 2023

Conheça a R24R, a técnica que acelera o pós-operatório da prótese de silicone

O que é R24R?

O R24R é uma técnica nova utilizada para acelerar a recuperação no pós-operatório das cirurgias de mama. A técnica promete um pós-operatório mais tranquilo e sem desconfortos, com o retorno das atividades cotidianas em até 24h após a colocação do silicone.

Uma das grandes vantagens da técnica R24R é que o pós-operatório costuma ser mais confortável, ou seja, a paciente tende a sentir menos dores do que com a técnica tradicional da colocação de prótese de silicone.

 

Como surgiu a técnica R24R?

O R24R surgiu com o norte-americano Dr. John Tebbetts, cirurgião plástico do Texas, nos Estados Unidos. Em 2002, Tebbetts publicou um estudo na maior revista de cirurgia plástica, a Plastic and Reconstructive Surgery Journal, sobre como seguir protocolos técnicos pode acelerar e tornar a recuperação do silicone menos dolorida.

No estudo de Tebbetts, chegou-se ao resultado de que 96% das pacientes que obtiveram os cuidados da técnica (totalizando 627 mulheres entre os anos de 98 e 2001), conseguiram retornar às atividades cotidianas nas primeiras 24h, incluindo pegar pesos de até 15kg e voltar a dirigir.

É claro, a técnica foi sendo aprimorada com o passar dos anos.

 

Como funciona a R24R?

A incisão da técnica costuma ser menor, entre 3 a 4 cm, já que a prótese é colocada através do Funil de Keller. A anestesia é a peridural com sedação, que é uma anestesia que costuma ter uma recuperação mais tranquila.

Mas a grande vantagem da técnica da R24 é o procedimento em si. Nele o cirurgião toma algumas procedências que fazem com que a cirurgia seja mais tranquila, como evitar certos locais de incisão que possam conter muitas veias.

A utilização do Funil de Keller permite que a incisão por onde passa a prótese seja menor. Contudo, algo que é preciso ressaltar é que o Funil de Keller pode ser utilizado na técnica tradicional, geralmente por médicos inexperientes, sendo algo desnecessário para uma boa aplicação.

Além disso, o Funil encarece o custo da cirurgia, logo, médicos experientes conseguem o mesmo resultado sem a necessidade dessa ferramenta e por um custo mais baixo.

Funil de Keller

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Técnica Dual Plane

Na R24R a prótese é colocada de forma em que o topo da mesma fique abaixo do músculo e a parte interior abaixo das glândulas, sendo chamada de Dual Plane. Nisso, a cirurgia alcança um efeito mais natural, mas ainda com o aspecto “marcado” que muita mulher sonha.

É importante ressaltar que a técnica R24 não pode ser feita sem ser através da Dual Plane.

Fios Stratafix

Os fios Stratafix são utilizados na técnica de R24R como uma forma de fechar a loja da prótese de silicone. Esse tipo de sutura garante uma maior firmeza para o implante, o que acelera a recuperação.

O Stratafix é um fio farpado, tipo Grip Plane, considerado mais firme e forte do que os tradicionais. Por isso, ao usar esse tipo de fio para fechar o local de alojamento do silicone ajuda a deixar a prótese paradinha no lugar e a falta de movimentação do implante ajuda a manter a prótese mesmo com a movimentação dos membros.

Esse fio costuma ser bem caro, sendo o principal motivo do encarecimento do procedimento e, além dele, também é possível realizar a alça muscular, uma técnica utilizada na Mastopexia com prótese para ajudar a diminuir a queda da mama.

Drenagem linfática nas primeiras 24hrs

Na R24 a drenagem linfática entra logo nas primeiras 24h após a liberação hospitalar. Isso garante que a paciente se livre do acúmulo de Seromas e consiga uma maior mobilidade nos membros superiores.

Mas é importante deixar bem claro que a drenagem linfática deve ser feita por uma fisioterapeuta experiente em recuperação de cirurgias plásticas, já que confiar a sua recuperação nas mãos de alguém experiente pode acarretar em deslocamento da prótese, por exemplo.

 

Quais os benefícios da R24?

Além de conseguir levantar os braços em até 24 horas após o procedimento, os benefícios da técnica R24R também incluem:

  • Poder carregar até 15 kg após 24h
  • Menor chance de complicação cirúrgica
  • Diminuição da dor no pós-operatório
  • Menor incidência de hemorragia
  • Cicatrização mais rápida

No dia seguinte a mulher já pode carregar até 15 kg, sendo essa a grande vantagem da R24R. Ao todo, a recuperação do primeiro mês é mais acelerada, havendo liberação médica antes do tempo da prótese tradicional, como o retorno ao trabalho e a liberação para dirigir logo nos primeiros dias.

O tempo geral da recuperação do silicone com a R24 também é diferente, e atividades como musculação, que levavam cerca de 45 dias para serem liberadas, podem ser realizadas em cerca de 21 dias – claro, dependendo do avanço do pós-operatório.

Além disso, a cicatriz do silicone costuma ser menor, o que agrada muita mulher que deseja colocar prótese. Na técnica normal, a cicatriz é de cerca de 5 cm, já nessa técnica ela chega a ser de 3 cm. É uma mudança pequena, mas que agrada os olhos de algumas mulheres.

Contudo, diferente da técnica tradicional em que você possui opções de incisão pela axila ou pela auréola, na R24R a incisão só pode ocorrer de forma inframamária – pela voltinha inferior da mama.

 

Mas por que a R24 possui essas vantagens?

Um dos grandes diferenciais da técnica R24R é que há um planejamento anterior à operação, onde é estudado quais são os principais vasos sanguíneos da região mamária da paciente com o objetivo de evitar esses vasos e, consequentemente, um sangramento maior.

É claro, como toda cirurgia haverá sangramento, mas evitar certos vasos faz com que o sangramento diminua de maneira considerável.

Além desse cuidado, a mamoplastia com R24R também visa não “machucar” os tecidos da mama, o que garante que a paciente consiga se recuperar de forma mais rápida sem sentir grandes desconfortos após a cirurgia.

 

Para quem é indicada a R24?

A R24 é indicada para mulheres que desejam ter uma recuperação mais rápida, que sejam mais sensíveis à dor ou que precisam retornar às atividades cotidianas em menor tempo. Já para quem precisa retirar excesso de pele ou modificar a aréola, a técnica não é indicada, já que na R24R você só pode realizar a incisão via inframamária.

Fora os casos citados, a técnica R24 talvez não seja tão vantajosa e a gente já vai explicar o porquê.

 

Vale a pena fazer a técnicaR24R na mamoplastia?

Vale a pena fazer a R24R na mamoplastia caso você realmente tenha a necessidade de retornar às atividades cotidianas o mais breve possível, caso esse não seja seu caso, a R24R  não vale a pena.

Isso porque a técnica custa bem mais caro do que a cirurgia tradicional e nem sempre a recuperação será mais rápida, visto que é de extrema importância que a paciente se dedique o máximo no pós-operatório.

Ou seja, caso você não siga todas as recomendações médicas, mesmo com a técnica R24R, você não terá uma recuperação rápida.

E por mais que pareça ser muito legal a possibilidade de ter uma recuperação mais rápida, a técnica tradicional não é tão demorada quanto aparenta, e uma prova são as pacientes que já passaram pela mamoplastia de aumento, tanto pela forma tradicional quanto pela R24.

 

Agende uma consulta e vamos conversar o que será melhor para o seu caso!

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário
Você também pode gostar
Cirurgia Plástica: Um Guia Completo para Evitar Riscos
+
Cirurgia Plástica: Um Guia Completo para Evitar Riscos

A busca pela beleza e pela autoestima muitas vezes leva as pessoas a considerarem a cirurgia plástica como uma opção. No entanto, é crucial abordar esse ...

21 de novembro de 2023
Tratamento de Queloides com Laserterapia
+
Tratamento de Queloides com Laserterapia

Quando se trata de questões estéticas, como a remoção de cicatrizes indesejadas, a tecnologia está constantemente avançando para oferecer soluções mais ...

28 de fevereiro de 2024
Como Ter Seios Bonitos e Firmes sem Próteses Mamárias
+
Como Ter Seios Bonitos e Firmes sem Próteses Mamárias

A busca por seios bonitos e firmes muitas vezes leva as mulheres a considerar a cirurgia plástica como uma opção. No entanto, é importante entender que a ...

16 de abril de 2024