Optar por uma cirurgia plástica é uma decisão extremamente importante e que deve ser tomada com cautela. Seja ela motivada por um desejo ou por uma necessidade. Por isso, antes de qualquer procedimento procure se informar ao máximo sobre a cirurgia e seu processo. Você precisa saber tudo sobre a cirurgia plástica desejada.
Muitas vezes, por se tratar de pequenos procedimentos, as pessoas tendem a achar que são cirurgias fáceis e que não possuem risco. Porém, se não forem realizadas por um profissional especialista e em condições e local adequados pode oferecer grande risco.
Pensando nisso, reunimos nesse texto várias dicas para quem quer fazer uma cirurgia plástica com segurança. Da escolha do cirurgião ao pós-operatório.
A decisão
Antes de mais nada, procure saber mais sobre o procedimento cirúrgico que deseja realizar. Pesquise em fontes seguras sobre os direitos e deveres de um paciente.
Responder algumas questões durante esse processo, pode ser importante para saber se você está apto para realizar o procedimento. Analise suas respostas para as seguintes perguntas:
- A motivação para realizar o procedimento parte de mim ou da opinião dos outros?
- Minhas expectativas a respeito do resultado são realistas?
- Minha saúde mental e física está boa? Me alimentando bem e abstendo de vícios como cigarro e bebidas?
- Estou preparado para tomar atitudes que vão mudar meu estilo de vida?
- Já dediquei tempo suficiente para me informar sobre o procedimento desejado?
- Estou bem informado dos efeitos pós-operatórios e do período de recuperação?
- Tenho uma pessoa que pode me auxiliar nas 24 horas imediatas após a cirurgia?
- Estou comprometido o suficiente para fazer a minha parte e ajudar a garantir a segurança e o sucesso do procedimento?
Pesquisa
Agora que você já respondeu algumas perguntas, e sabe sua verdadeira motivação, é hora de pesquisar sobre os possíveis locais para realizar a sua tão sonhada cirurgia plástica.
Vale lembrar, que a escolha do local é igual ou tão importante quanto a escolha do cirurgião plástico. Por isso, também deve ser feita com cuidado, analisando se o local respeita os critérios estabelecidos pelos órgãos de saúde competentes.
Local e infraestrutura
Assim sendo, procure informações sobre a reputação da clínica no mercado e cheque sobre o registro e a documentação de funcionamento. Assim como informações básicas sobre os profissionais que fazem parte da equipe médica.
Busque informações sobre a infraestrutura do Hospital: qualidade dos principais equipamentos e se possuem os aparatos necessários para garantir o suporte à vida, caso necessário. Faça isso antes mesmo de agendar a sua consulta de avaliação.
Outra dica é procurar saber há quanto tempo está no mercado. Veja a opinião dos pacientes nas redes sociais, e na internet. Esses detalhes também podem lhe ajudar na hora de determinar a sua escolha.
Escolha do cirurgião
Entre as escolhas mais importantes que você fará durante o processo será a do médico cirurgião. Para obter um bom resultado em sua cirurgia plástica, é necessário não só um bom profissional, mas também com experiência no procedimento desejado.
Procure obter algumas informações sobre o cirurgião. Por exemplo: cheque a situação do médico no Conselho Regional de Medicina (CRM) e veja também se é membro ativo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Essas credenciais são extremamente importantes para o exercício legal da profissão.
Escolhendo um cirurgião membro da SBCP, por exemplo, você estará assegurado de ter escolhido um médico que:
- Completou um treinamento em cirurgia de no mínimo cinco anos, sendo três de deles em cirurgia plástica.
- Está treinado para realizar todo tipo de cirurgia plástica.
- Está submetido a um código estrito de ética.
- Apenas opera em instalações médicas credenciadas.
Por fim, um profissional experiente é reconhecido pela sua postura e ética médica. É transparente sobre os riscos, deveres e direitos do paciente. Ele deve explicar coisas como: grau de complexidade da cirurgia; anestésicos que serão utilizados e as restrições exigidas para a boa evolução do procedimento.
Primeira Consulta
Escolhidos o local e o médico, é hora de marcar a primeira consulta. Nesse momento, você poderá obter informações mais precisas sobre o procedimento e sobre a recuperação. Além disso, a consulta será importante para que você conheça o médico e perceba se está se sentindo à vontade com o profissional.
Do mesmo modo, você deve aproveitar esse momento para tirar todas as dúvidas sobre a cirurgia plástica escolhida. Não tenha vergonha de contar ao médico o seu problema. Afinal de contas você o escolheu para resolvê-lo.
Além disso, seja sincero com o médico sobre como anda sua saúde. Em outras palavras, fale sobre possíveis vícios; automedicação; tratamentos; como anda sua alimentação; medos e inseguranças a respeito da cirurgia.
Não saia de sua primeira consulta com dúvidas ou inseguranças. Lembre-se que o sucesso de seu tratamento depende também de estar consciente de todas as etapas do processo.
Cuidado com promessas milagrosas
Cirurgia não é mágica. Por isso, desconfie de facilidades ou de promessas milagrosas com preços incoerentes ao dos procedimentos. Desconfie de barganhas ou de ofertas muito baratas. O barato hoje pode sair caro amanhã. Sua saúde e segurança não tem preço.
Verifique também os termos do contrato e esclareça toda e qualquer dúvida antes de assiná-lo. Veja questões como: consultas de retorno, formas de pagamento, e suporte para casos emergenciais.
Pré-cirurgia
Alguns fatores são importantes antes de ir para a mesa de cirurgia. Siga as recomendações de seu médico e procure não faltar à nenhuma consulta.
Não se esqueça de descansar e se alimentar bem no período que antecede a cirurgia. É importante que o paciente tabagista esteja ciente do aumento dos riscos de complicações cirúrgicas. Dessa forma, é necessário eliminar o cigarro da rotina por, no mínimo, 30 dias.
Procure não preocupar-se com assuntos externos, como casa e trabalho. Por isso, é importante que a cirurgia plástica seja planejada com antecedência para que você possa programar sua rotina.
Pós-cirurgia
Em sua recuperação, a saúde vem em primeiro lugar. Programe os primeiros dias de pós-operatório para descansar. É importante ter alguém para lhe auxiliar nas tarefas diárias.
Esse período é muito importante, por isso obedeça todas orientações dadas por seu cirurgião. Faça uso apenas das medicações prescritas pelo seu médico. Evite a automedicação e obedeça horários e doses conforme a receita.
Por fim, é extremamente importante manter o acompanhamento e comparecer a todas as consultas marcadas após a cirurgia. Qualquer sintoma não esperado, não hesite em contactar o seu médico.