Algumas vezes podem acontecer diferenças na altura do colo mamário após uma mamoplastia de aumento. Saiba agora por que isso acontece, e que tipo de paciente isso pode acontecer.
Cada mama, como tudo no nosso corpo que é duplo, são formados individualmente, eles não são formados do mesmo local. Nesse caso, existem pequenas diferenças. Mesmo na nossa face, percebemos que o lado direto não é exatamente igual ao esquerdo.
Mas mamas, é muito comum termos diferenças no volume (tamanho), as vezes também de posicionamento das aréolas e mamilos e também da implantação da própria mama no tórax.
Visto que já existem uma diferenças, visíveis ou não, porque também existem diferenças internas, na estrutura óssea, na caixa torácica, internamente, pode haver principalmente diferença numa projeção a mais das costelas do lado esquerdo, onde está o coração. Diferenças também na coluna, pacientes com escoliose (coluna em S), podem apresentar essas diferenças de elevação de uma mama a mais do que a outra. Essas diferenças estruturais vão continuar após a inserção da prótese mamária.
Por que então algumas mulheres podem ter essa diferença no colo?
Quando a paciente já tem naturalmente, a implantação da sua mama diferente no tórax, o cirurgião geralmente opta por colocar um implante bem centralizado em relação a aréola e o mamilo. Se os implantes forem colocados, centralizados, tanto na mama esquerda, quanto na direita, mas a aréola e o mamilo já forem um pouco mais altos um do que o outro, isso pode ocasionar uma diferença no colo. Isso não era percebido anteriormente pela paciente, por que antes ela não tinha colo, pois tinha pouca mama.
Uma outra diferença muito comum está na parte da implantação do sulco mamário (início da mama na parte inferior do tórax). Esse sulco mamário, quando eles tem diferenças de altura, o cirurgião tenta sempre igualar essas diferenças, até mesmo para corrigir o posicionamento da mama no tórax através do implante. Em alguns casos, é possível baixar um pouco o sulco da mama que está mais alto. Porém, isso pode repercutir no posicionamento das aréolas, porque geralmente, a mama que tem o sulco mamário mais alto, pode ter a aréola mais alta também. Por isso o cirurgião sempre tenta encontrar uma harmonização que consiga centralizar o máximo que der o implante, sem deixar as aréolas muito descentralizadas.
Existem outras causas para a diferença no colo mamário
Implantes mamários colocados atrás do músculo, sofrem mais esse processo de ascensão do implante, caso a paciente faça algum esforço no pós-operatório, ou mesmo sem o esforço e o músculo sendo muito forte queira jogar o implante para cima, o cirurgião pode pedir para a paciente usar faixas elásticas para reposicionar o implante e manter a mamas no local correto.
Por isso, é tão importante seguir as recomendações indicadas pelo cirurgião para um bom pós-operatório.
Dr. Edélcio S. Shimabucoro
CRM-SP 79 890 | RQE 55563
Contato, agende sua consulta!
📱 (18) 99629-4826
(18) 3323-5600