Lipoaspiração
A lipoaspiração remodela áreas específicas do corpo, removendo o excesso de depósitos de gordura, melhorando os contornos do corpo e a proporção.
Apesar de boa saúde e da prática de exercício físico, algumas pessoas podem, ainda, ter um corpo com contornos desproporcionais devido a depósitos de gordura localizada. Estas áreas podem ocorrer devido a características genéticas, à falta de controle do peso ou de atividade física. A lipoaspiração pode ser usada para tratar acúmulos de gordura em várias partes do corpo, incluindo coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito, bochechas, queixo, pernas e tornozelos. Em alguns casos, a lipoaspiração é realizada isoladamente, em demais casos, ela é usada com procedimentos de cirurgia plástica tais como o facelift, a redução de mama ou a abdominoplastia.
A lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade e não substitui a prática de exercício físico e bons hábitos alimentares. Indivíduos com áreas de gordura no corpo e que se exercitam regularmente são os melhores candidatos a este procedimento.
Vibrolipo
O grande diferencial da vibrolipoaspiração é a utilização de cânulas muito finas, com mecanismos vibratórios, para a retirada da gordura. Com a vibrolipo, o cirurgião apenas direciona o aparelho para a área que quer lipoaspirar e pode fazer isto com movimentos mais delicados e finos, sem precisar utilizar de sua própria força ou insistir em movimentos de vai-e-vem, além de contar com um dispositivo de segurança que trava o aparelho caso a cânula alcance uma superfície mais dura. Conseqüentemente, teremos um procedimento mais seguro e o material aspirado é praticamente só gordura, com quantidade mínima de sangue. Assim, o edema (inchaço) pós-cirúrgico será menor, além de redução significativa das equimoses (manchas roxas). Esses fatores colaboram para uma recuperação mais rápida, se comparada com a lipoaspiração tradicional, possibilitando o retorno às atividades cotidianas mais cedo.
Trabalhos comparativos evidenciam que a técnica de vibrolipoaspiração:
- Diminui em média 35% o tempo cirúrgico,
- Diminui a dor pós-operatória em 45%,
- Diminui o edema e equimoses (roxos) em aproximadamente 50%,
- Aumenta a quantidade de gordura retirada em 30%.
Lipoescultura
O termo “lipoescultura” ainda gera dúvidas. Pacientes sempre perguntam: qual a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura? Na lipoaspiração a gordura é aspirada de pontos estratégicos, que por si só já remodelam as formas. Mas existem casos em que há má definição corporal ou depressões, principalmente na região dos glúteos. O papel da lipoescultura será o de preencher essas áreas, proporcionando um novo contorno. São feitas pequenas incisões em locais estratégicos onde uma cânula retira o excesso de gordura. Posteriormente, esta mesma “gordura”, será lavada cirurgicamente e enxertada através de seringa nos locais onde existem depressões.
Indicação: retirada de gordura localizada e preenchimento em áreas com má definição corporal.