Hospital de Cirurgia Plástica
(18) 99629-4826 (18) 3323-5600
27 de outubro de 2020

Magreza não é sinônimo de saúde e beleza

Estereótipos são criados naturalmente pela sociedade, variando entre as culturas presentes em todos os países.

Estereótipos são rótulos e pré-conceitos que generalizam e simplificam questões complexas. A mídia e a internet vem contribuindo muito para a criação dessas concepções em escala global, tendo o corpo e a saúde como um de seus principais modos de atuação.

Entenda a seguir como esses conceitos estão equivocados e podem prejudicar nossa visão de mundo.

 

Magreza e sobrepeso

Nossos corpos possuem configurações ósseas e de formatos que estão diretamente relacionados à genética. Assim como algumas pessoas são mais altas que as outras, cada pessoa nasce com uma predisposição para certos tipos de peso corporal e aparência física.

Ser magro não significa que você está com a sua saúde em dia, assim como estar com sobrepeso não está relacionado a má saúde ou funcionamento do organismo. Pessoas magras que não se alimentam corretamente e não realizam atividades físicas, além de manter hábitos danosos à saúde, estão muito mais propensos a terem problemas como anemia, má circulação sanguínea e até diabetes!

Embora seja muito importante lembrarmos que sobrepeso não é obesidade (muito prejudicial à saúde) já começamos a perceber que corpo e saúde não estão relacionados entre si.

 

Hábitos, corpo e saúde

Alimentação, exercício físico e hábitos diários são os principais fatores de uma boa saúde e bom funcionamento do organismo. Se você fuma, não se alimenta direito, deixa de praticar atividades físicas e não dorme regularmente, não importa qual é a sua aparência ou peso corporal, as chances da sua saúde estar prejudicada são grandes.

Os padrões de beleza atuais podem te mandar mensagens opostas ao que foi exposto até agora, mas não se sinta mal se você acreditou nisso sua vida inteira. A dica aqui é se desvincular dos conceitos de estereótipos sobre corpo e saúde absorvidos até aqui e procurar entender com um pouco mais de propriedade e pesquisa sobre esse assunto.

Tudo é questão de equilíbrio

Sabe aquele famoso ditado: nem 8 nem 80? Isso pode ser levado em muitos âmbitos da vida. O mais importante aqui é realizar uma manutenção regular da sua saúde e estar atento ao seu percentual específico de gordura corporal, massa muscular, quantidade de água e peso dos ossos. Corpo e saúde são questões intrínsecas que precisam ser acompanhadas de perto quando se pretende ser uma pessoa saudável e satisfeita consigo mesma. Faça exames de rotina e esteja atento aos sinais que seu corpo te manda, se conhecer é o primeiro passo para uma vida com saúde independentemente do peso que está na balança.

 

 

Dr. Edélcio S. Shimabucoro
CRM-SP 79 890 | RQE 55563

 

Contato, agende sua consulta!
📱 (18) 99629-4826
  (18) 3323-5600

Deixe um comentário
Você também pode gostar
Outubro Rosa: Aprenda a fazer o autoexame
+
Outubro Rosa: Aprenda a fazer o autoexame

O câncer de mama é um dos mais frequentes no Brasil, e o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Por isso é importante que as ...

6 de outubro de 2020
O anestesiologista na cirurgia plástica
+
O anestesiologista na cirurgia plástica

Entenda sua importância. Quando falamos sobre procedimentos cirúrgicos, é impossível não lembrarmos das anestesias. Nesse texto, vamos abordar um pouco mais ...

17 de abril de 2020
O que comer no pós cirúrgico para se fortalecer?
+
O que comer no pós cirúrgico para se fortalecer?

A primeira refeição do pós-operatório deve ser leve e, preferencialmente, líquida ou pastosa, pois o organismo ainda estará sensível devido ao jejum e ...

8 de maio de 2020