Ninfoplastia: Muitas mulheres são incomodadas e não sabem que existe tratamento.
Por Mayra Triveloni e Dr. Edélcio S. Shimabucoro – CRM 79 890
A Ninfoplastia é a cirurgia plástica que repara o excesso de pele que fica na entrada da vagina melhorando o aspecto estético e em muitos casos até a relação sexual. O médico cirurgião plástico, Dr. Edélcio S. Shimabucoro explica que na entrada da vagina existem os pequenos e os grandes lábios, que têm a função de auxiliar na proteção, juntamente com os pêlos. “Os lábios vaginais e os pêlos funcionam como uma barreira para a entrada de fungos, bactérias e parasitas na vagina. Os pequenos lábios funcionam como se fosse uma porta que mantêm a vagina “fechada” na maior parte do tempo. Em algumas mulheres, mais ou menos em 1% delas, existe um tamanho exagerado dos pequenos lábios, que pode ser uni ou bilateral. É o que chamamos de hipertrofia dos pequenos lábios”, esclarece Dr. Edélcio.
Segundo ele, isso ocorre por tendências genéticas, alterações hormonais e uso de anabolizantes. “Quando os pequenos lábios têm tamanho exagerado (consideramos acima de 4cm), as pacientes podem ter problemas psicológicos (como a vergonha do parceiro) ou dores às relações sexuais. Se os sintomas incomodarem, as pacientes podem se submeter ao tratamento, que é cirúrgico e consiste na retirada do excesso de pele”, explica.
Cirurgia
A cirurgia geralmente é feita com a paciente sedada (dormindo) e com anestesia local embora outros tipos de anestesia também possam ser utilizados. As complicações são raras e incluem hematoma local, deiscência (quando os pontos abrem) e infecção. Os pontos não precisam ser retirados pois são absorvidos pelo organismo e a recuperação vai depender de cada paciente, mas gira em torno de 15 dias. O tempo de cirurgia varia de 30 minutos a uma hora.