Entenda sua importância.
Quando falamos sobre procedimentos cirúrgicos, é impossível não lembrarmos das anestesias. Nesse texto, vamos abordar um pouco mais sobre elas e sua importância não só para a conveniência do paciente. Mas para o sucesso de qualquer cirurgia.
O que é anestesia?
Anestesia é a ausência total da dor. É dividida em geral onde há abolição de todos os sentidos;
em locorregional onde uma parte do corpo tem “ ausência “ de dor e adormecimento;
e local onde uma pequena área sofre adormecimento e ausência de dor.
Mesmo sem ser anestesia geral atualmente é muito usado associar sedativo para dar conforto numa anestesia local ou locorregional como por exemplo Raqui.
Quem é o anestesista e qual sua importância?
O anestesista é o médico especialista que cursou seis anos de Medicina e mais, no mínimo, três anos de curso de especialização na área, reconhecida pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Esse profissional, pode trabalhar em conjunto com a equipe do cirurgião ou fazer parte da equipe de anestesistas do hospital. Vale lembrar também que os anestesistas não aplicam apenas anestesias. Mas também cuidam do paciente durante todo o procedimento cirúrgico e pós-anestésico. Além de induzir a anestesia, eles controlam a pressão arterial, o ritmo cardíaco, a temperatura, a respiração, o pulso e outras funções orgânicas importantes do seu corpo. Ou seja, esse profissional tem como responsabilidade proporcionar o mínimo possível de sofrimento ou desconforto ao paciente durante a cirurgia. Garantindo uma melhor autonomia e tranquilidade por parte do cirurgião responsável. Isso, inclusive, facilita o trabalho de toda a equipe.
É normal as pessoas terem medo do desconhecido. E, a avaliação pré-anestésica tem o poder de reduzir isso, pois você vai saber exatamente o que vai acontecer e chegará mais preparada e tranquila, reduzindo riscos referentes ao processo.
DRA. CRISTIANE VARGAS BALLERONI SHIMABUCORO
📱 (18) 99629-4826
(18) 3323-5600