A primeira refeição do pós-operatório deve ser leve e, preferencialmente, líquida ou pastosa, pois o organismo ainda estará sensível devido ao jejum e anestesia.
O ideal é investir em opções com mais nutrientes e menos processamento industrial. Conheça as principais recomendações a seguir!
Carnes magras
As proteínas devem compor a alimentação pós cirurgia plástica, pois ajudam na cicatrização. Destacam-se as carnes magras como patinho, lagarto e filé mignon e o peito de frango.
Peixes
Algumas gorduras são benéficas à recuperação, pois ajudam na cicatrização e minimizam reações inflamatórias. Deve-se investir em opções ricas em ácidos graxos, ômega 3 e óleos vegetais.
Destacam-se os peixes, como salmão, azeite de oliva e oleaginosas (castanhas e nozes).
Grãos
A recomendação é garantir a ingestão adequada de ferro para prevenir a anemia e também reduzir chances de má cicatrização.
Entre os alimentos que atendem essa recomendação estão feijão, lentilha, ervilha e ovo.
Frutas cítricas
A alimentação deve contemplar alimentos ricos em vitamina C que cumprem diversas funções no pós-operatório como melhorar a imunidade, ajudar na absorção de ferro e aumentar a produção de colágeno.
Destacam-se as frutas cítricas como laranja, morango, abacaxi, acerola e limão, vegetais verde-escuro, como espinafre e brócolis, tomate e pimentão.
Frutas vermelhas
Os flavonoides são compostos antioxidantes que melhoram a circulação sanguínea, reduzem as ocorrências de inflamações no pós-operatório, aumentam a imunidade e previnem infecções.
Eles estão presentes principalmente nas frutas vermelhas como morango, amora, mirtilo e framboesa.
Alimentos integrais
A ingestão de fibras é fundamental durante a recuperação da cirurgia plástica, pois elas reduzem a constipação intestinal, melhoram a cicatrização e a circulação sanguínea.
Os alimentos ricos em fibras incluem os integrais, como aveia, pão integral, legumes, vegetais e frutas.
Líquidos
Os líquidos também fazem parte da alimentação pós cirurgia plástica e são fundamentais para manter a hidratação do organismo e reduzir o inchaço.
O consumo de água é o mais importante, devendo ser de, pelo menos, 2 litros ao dia, mas também vale investir em sucos naturais e água de coco.
O que não comer nessa fase?
A paciente que acabou de realizar uma cirurgia plástica deve ter alguns cuidados com a alimentação evitando alimentos ricos em gordura saturada, sódio e açúcar refinado. Outras opções que devem ser excluídas do cardápio incluem:
• enlatados e industrializados;
• fast food;
• refrigerantes;
• bolachas;
• carnes gordas;
• frituras;
• embutidos como presunto, salsichas e salames;
• molhos pronto;
• bebidas alcóolicas;
• camarão.
Esses alimentos prejudicam o processo de cicatrização e comprometem o sistema imunológico.
O sódio, por exemplo, aumenta a retenção de líquidos, causando o inchaço, enquanto o camarão tem concentrações elevadas de quitosana que pode causar inflamação da pele.
E após o período de recuperação? Apesar de posteriormente a alimentação não ser tão restritiva, a manutenção dos resultados da cirurgia plástica está diretamente associada a um estilo saudável, o que inclui uma reeducação alimentar.
A recomendação é que o que pode ou não na alimentação pós cirurgia plástica seja conversado previamente com o cirurgião plástico responsável.
Dr. Edélcio S. Shimabucoro
CRM-SP 79 890 | RQE 55563
Contato, agende sua consulta!
📱 (18) 99629-4826
(18) 3323-5600