Hospital de Cirurgia Plástica
(18) 99629-4826 (18) 3323-5600
8 de maio de 2020

O que comer no pós cirúrgico para se fortalecer?

A primeira refeição do pós-operatório deve ser leve e, preferencialmente, líquida ou pastosa, pois o organismo ainda estará sensível devido ao jejum e anestesia.

O ideal é investir em opções com mais nutrientes e menos processamento industrial. Conheça as principais recomendações a seguir!

 

Carnes magras

As proteínas devem compor a alimentação pós cirurgia plástica, pois ajudam na cicatrização. Destacam-se as carnes magras como patinho, lagarto e filé mignon e o peito de frango.

 

Peixes

Algumas gorduras são benéficas à recuperação, pois ajudam na cicatrização e minimizam reações inflamatórias. Deve-se investir em opções ricas em ácidos graxos, ômega 3 e óleos vegetais.

Destacam-se os peixes, como salmão, azeite de oliva e oleaginosas (castanhas e nozes).

 

Grãos

A recomendação é garantir a ingestão adequada de ferro para prevenir a anemia e também reduzir chances de má cicatrização.

Entre os alimentos que atendem essa recomendação estão feijão, lentilha, ervilha e ovo.

 

Frutas cítricas

A alimentação deve contemplar alimentos ricos em vitamina C que cumprem diversas funções no pós-operatório como melhorar a imunidade, ajudar na absorção de ferro e aumentar a produção de colágeno.

Destacam-se as frutas cítricas como laranja, morango, abacaxi, acerola e limão, vegetais verde-escuro, como espinafre e brócolis, tomate e pimentão.

 

Frutas vermelhas

Os flavonoides são compostos antioxidantes que melhoram a circulação sanguínea, reduzem as ocorrências de inflamações no pós-operatório, aumentam a imunidade e previnem infecções.

Eles estão presentes principalmente nas frutas vermelhas como morango, amora, mirtilo e framboesa.

 

Alimentos integrais

A ingestão de fibras é fundamental durante a recuperação da cirurgia plástica, pois elas reduzem a constipação intestinal, melhoram a cicatrização e a circulação sanguínea.

Os alimentos ricos em fibras incluem os integrais, como aveia, pão integral, legumes, vegetais e frutas.

 

Líquidos

Os líquidos também fazem parte da alimentação pós cirurgia plástica e são fundamentais para manter a hidratação do organismo e reduzir o inchaço.

O consumo de água é o mais importante, devendo ser de, pelo menos, 2 litros ao dia, mas também vale investir em sucos naturais e água de coco.

 

 

O que não comer nessa fase?

A paciente que acabou de realizar uma cirurgia plástica deve ter alguns cuidados com a alimentação evitando alimentos ricos em gordura saturada, sódio e açúcar refinado. Outras opções que devem ser excluídas do cardápio incluem:

• enlatados e industrializados;

• fast food;

• refrigerantes;

• bolachas;

• carnes gordas;

• frituras;

• embutidos como presunto, salsichas e salames;

• molhos pronto;

• bebidas alcóolicas;

• camarão.

 

Esses alimentos prejudicam o processo de cicatrização e comprometem o sistema imunológico.

O sódio, por exemplo, aumenta a retenção de líquidos, causando o inchaço, enquanto o camarão tem concentrações elevadas de quitosana que pode causar inflamação da pele.

E após o período de recuperação? Apesar de posteriormente a alimentação não ser tão restritiva, a manutenção dos resultados da cirurgia plástica está diretamente associada a um estilo saudável, o que inclui uma reeducação alimentar.

A recomendação é que o que pode ou não na alimentação pós cirurgia plástica seja conversado previamente com o cirurgião plástico responsável.

 

Dr. Edélcio S. Shimabucoro
CRM-SP 79 890 | RQE 55563

 

Contato, agende sua consulta!
📱 (18) 99629-4826
  (18) 3323-5600

Deixe um comentário
Você também pode gostar
Tendência da Cirurgia Plástica 2020
+
Tendência da Cirurgia Plástica 2020

Conquistar uma aparência bonita e mais natural, longe da artificialidade, é a maior tendência em cirurgia plástica para 2020.   Sobretudo, a mamoplastia ...

11 de fevereiro de 2020
Posso fazer Abdominoplastia mais de uma vez?
+
Posso fazer Abdominoplastia mais de uma vez?

Quem não quer ter uma barriga bonita? Esse certamente é o sonho de várias mulheres e homens também, e para isso muitos recorrem à cirurgia de abdômen, ...

9 de abril de 2020
Cirurgia plástica no inverno
+
Cirurgia plástica no inverno

O inverno está chegando e, esta é uma ótima época para realizar procedimentos estéticos. Isso se deve ao fato de contarmos com menor incidência solar, e ...

2 de junho de 2020