O lifting facial (ritidoplastia) surge como uma nova técnica de cirurgia plástica. Se antes a plástica no rosto apenas retirava o excesso de pele, com os avanços técnicos o procedimento mudou. O lifting facial promove o reposicionamento das estruturas profundas da face incluindo a musculatura retirando somente o excesso de pele, promovendo efeitos mais duradouros e proporcionando uma aparência mais natural para o rosto do paciente.
Lifting facial, o rejuvenescimento da face
O lifting facial é portanto, um procedimento para rejuvenescimento da face, reposicionando as estruturas mais profundas do rosto, como os músculos e as camadas de gordura, devolvendo assim a harmonia da pele e a aparência da pessoa, removendo as rugas e marcas de expressão que surgem com o envelhecimento.
O processo, no entanto, exige que sejam tomados alguns cuidados para evitar riscos. O lifting facial é uma cirurgia como qualquer outra, requerendo um ambiente hospitalar adequado, exames de diagnósticos e imagem, além de médicos especializados. Existem diversos riscos, quando não são tomados os cuidados necessários, influenciando diretamente na saúde do paciente e nos resultados da cirurgia, que podem se mostrar muito artificiais quando a pele fica muito esticada, ou também ocorrer mudanças no rosto e no sorriso, atrapalhando as expressões faciais.
O lifting facial pode ser feito com anestesia geral ou local e sedação, a decisão da anestesia vai depender da indicação médica e também da preferência do paciente, devendo o médico anestesista considerar os aspectos da saúde do paciente, como a existência de alguma doença.
Lifting facial – Pós-operatório
O pós-operatório do lifting facial depende muito de cada paciente, assim, o tempo necessário para recuperação pode variar, devendo-se levar em conta também o grau de flacidez da pele e de como foi realizada a cirurgia. De uma maneira geral, o tempo de recuperação pode levar de uma a duas semanas, podendo o paciente retornar às suas atividades normais depois desse período, mas sempre dentro das indicações médicas.
Para quem é recomendado o lifting facial
O lifting facial é recomendado para pessoas que apresentam flacidez facial, rugas e sulcos acentuados. A recomendação para a realização desta cirurgia também depende do diagnóstico do médico, não estando relacionada à faixa etária do paciente, mas sim à qualidade de sua pele.