Hospital de Cirurgia Plástica
(18) 99751-2538 (18) 3323-5600
10 de agosto de 2017

O que você deve saber logo na 1ª consulta com o cirurgião plástico?

Muitas das dúvidas devem ser questionadas na primeira visita ao consultório, o que pode ratificar o até mesmo redirecionar o desejo do paciente

Quando o assunto é cirurgia plástica, o Brasil é autoridade no assunto. Segundo lugar no ranking, superado apenas pelos Estados Unidos.

Mas você sabe ao certo quais as dúvidas deve sanar na primeira consulta com seu cirurgião?

Quais são os riscos envolvidos na minha cirurgia? Onde será feito o procedimento? Qual é a anestesia? Como deve ser o meu preparo? Como será o pós-operatório? Cabe ao médico, tranquilamente e numa linguagem que o paciente entenda, responder essas e diversas outras dúvidas pertinentes ao procedimento cirúrgico.

As respostas mais desejadas, normalmente, são sobre as possibilidades de resultados, os riscos existentes e quais são os exames pré-operatórios. Em qualquer tipo de intervenção cirúrgica pode haver algum tipo de intercorrência. Contudo, avaliação pré operatória detalhada com exames laboratoriais e cardiológicos em ordem, estes riscos são minimizados.

O local no qual será realizado o procedimento também é um ponto questionado. Muitos pacientes acreditam que o procedimento é feito na clínica do médico, contudo, por lei, existem algumas orientações quanto ao lugar ideal para a intervenção cirúrgica.

O Hospital Fontana Della Gioventú é credenciado pelo Conselho Federal de Medicina e pela Vigilância Sanitária tendo para isso que cumprir todos os parâmetros legais da infra-estrutura do prédio, equipamentos de segurança, recurso humano qualificado e equipe médica com título de especialista.

Centro Cirúrgico com equipamentos de U.T.I. para casos de complicações graves. Avaliação médica pré-operatória completa incluindo exames, diagnósticos, avaliações e orientações de médico anestesiologista credenciado.

Tratamento profilático de rotina para trombose venosa profunda e embolia pulmonar seguindo protocolo de segurança. Dispomos inclusive de aparelho de compressão pneumática intermitente dos membros inferiores pela insuflação seqüencial de cuffs (equipamento considerado um dos mais eficientes meios de profilaxia não farmacológica).

Também fornecemos sem custo adicional meias compressiva antitrombose para os casos que tenham indicação.

Esterilização de materiais e instrumentais cirúrgicos por vapor saturado de alto vácuo monitorado com indicadores químicos e biológicos. Materiais e instrumentais termo sensíveis são esterilizados por Óxido de Etileno (ETO).

O Hospital é equipado com gerador de energia de acionamento automático em caso de interrupção do fornecimento de energia elétrica.

Veja outras dúvidas que podem ser esclarecidas na primeira consulta:

Posso ficar igual ao meu artista preferido?

“A cirurgia plástica não tem o poder de transformar as pessoas a ponto de torná-las parecidas. A cirurgia plástica tem como objetivo melhorar a autoestima e o bem-estar dos pacientes, nunca vender falsas ilusões”.

Como deve ser o preparo?

“Importante comunicar ao cirurgião toda e qualquer medicação que esteja tomando. Vitaminas, produtos naturais e suplementos alimentares podem interferir no sangramento. Antes da cirurgia é importante suspender por exemplo, comprimidos que contenham ácido acetil salicílico, Gingko Biloba, Vitamina E, dentre outros. A pílula anticoncepcional deve ser interrompida, se possível, com um mês de antecedência, e o tabagismo de 2 a 4 semanas antes da cirurgia até 4 semanas depois.

Ficam cicatrizes?

“Todo e qualquer procedimento cirúrgico onde há um trauma ao tecido fica uma cicatriz. Essa é a maneira que o organismo tem de responder ao trauma. Porém, tentamos sempre colocar essas cicatrizes em locais o mais discretos possíveis em depressões da face dentro dos cabelos, em áreas de sombra ou cobertas por trajes de banho.

É necessário utilizar cosméticos no pré e pós-operatório?

“Não existe nenhuma obrigatoriedade ao uso, porém, quando uma pele é bem tratada, o resultado do procedimento é superior aos demais. Dependendo da cirurgia, no pré operatório, pode ser prescrito cremes para hidratar a pele. No pós operatório existem produtos que auxiliam na qualidade da cicatriz, as fitas de silicone são utilizadas no mundo todo.

Qual o tipo de anestesia?

“O tipo de anestesia está intimamente ligado ao tipo de cirurgia que será realizada. Exceto a anestesia local em áreas muito pequenas, qualquer outra forma deve ser feita por médico anestesista, que ficará o tempo todo da cirurgia assistindo ao paciente.”

Quem faz parte da equipe médica?

“A equipe cirúrgica é composta pelo cirurgião, um cirurgião auxiliar, uma instrumentadora cirúrgica e o anestesista. Todo procedimento cirúrgico deve ser assistido por um profissional com formação igual ou superior ao cirurgião principal, pois em caso de qualquer eventualidade, ele pode conduzir o término da cirurgia. Além da equipe cirúrgica, existe a equipe do hospital, composta por técnicos de enfermagem e enfermeiros que providenciam materiais necessários à cirurgia.

Quando posso fazer a segunda cirurgia?

“Na verdade, não existem trabalhos que demonstrem benefícios em se esperar 30, 60 ou 90 dias para realização de uma segunda cirurgia, Entretanto, deve haver um restabelecimento clínico-laboratorial para um novo ato cirúrgico.”

Quando devo voltar ao consultório?

“Inicialmente, serão necessárias várias visitas com pequeno intervalo de tempo entre elas, pois serão observadas a evolução das cicatrizes, retirada de pontos e possíveis edemas e hematomas. À medida que o tempo passa os retornos podem ficar mais espaçados, mas são extremamente importantes para garantir um resultado final adequado.

São utilizados curativos?

“Sim, cada cirurgia tem suas particularidades, mas devem ser feitos ou orientados sempre pelo médico.

Quando posso tomar banho?

“Dependendo do caso, até no dia seguinte à cirurgia. Tudo irá depender do tipo de cirurgia, evolução e tipo de curativo.”

Deixe um comentário
Você também pode gostar
Prótese de silicone: o que você precisa saber!
+
Prótese de silicone: o que você precisa saber!

Quando decidimos colocar uma Prótese de Silicone, o antes e depois é algo que provoca muitos questionamentos. Mas as principais dúvidas com certeza são em ...

4 de abril de 2019
Mini Abdominoplastia: Pra quem se destina?
+
Mini Abdominoplastia: Pra quem se destina?

Já pensou em fazer uma mini abdominoplastia? Será que esta cirurgia plástica na barriga é realmente capaz de remover o excesso de pele? Sofrer com uma barriga ...

16 de junho de 2019
Pálpebras sem marcas
+
Pálpebras sem marcas

Segundo censo da SBCP, publicado em 2016, a retirada de bolsas e pele na região da pálpebra, conhecida como blefaroplastia, é o procedimento no rosto mais ...

18 de junho de 2019