Muitas mulheres desejam apenas uma cirurgia plástica para levantar os seios, sem necessidade da inclusão de implante de silicone. A dúvida é: isso é possível?
Você já ouviu falar em mastopexia? Esta é a cirurgia indicada para levantar os seios. Uma dúvida frequente que as pacientes têm sobre esse procedimento e, muitas vezes também sobre a mastoplastia redutora (plástica para redução das mamas), é sobre a necessidade de adicionar as próteses de silicone.
As mamas são formadas anatomicamente por tecido glandular mais denso e gordura, sendo revestidas por pele. Com o passar dos anos e, principalmente, com a amamentação e grande oscilação de peso, ocorre uma atrofia do tecido mamário e aumento do tecido gorduroso.
Como o tecido mamário tem uma consistência maior ou mais firme que o tecido gorduroso, as mamas vão perdendo a consistência e ficando mais flácidas e, consequentemente, caídas. Isso leva muitas mulheres a procurarem um cirurgião plástico para levantar os seios, a fim de melhorar, não só a autoestima, mas também a qualidade de vida.
Mulheres com mamas muito grandes e caídas tendem a ter mais dificuldade para encontrar um sutiã adequado, assim como para não o usar. Além disso, essa condição causa, também, muitas dores nas costas, por conta do peso e da postura errada.
É possível melhorar a aparência sem a necessidade de implante de silicone?
Nos casos em que as mamas estão caídas e “moles”, existe a indicação de retirar um volume do tecido gorduroso e colocar uma prótese para melhorar a consistência das mamas. Nos casos em que as mamas reduzem de volume com o passar dos anos e a paciente quer aumentar este volume, também há indicação da colocação de um implante.
Agora, naqueles casos em que existe uma boa quantidade de tecido glandular denso e a mama está apenas caída, não há nenhuma indicação de retirar um pedaço deste tecido e substituí-lo por um implante.
De qualquer forma, é sempre importante consultar um cirurgião plástico experiente antes de decidir o que é melhor fazer.