Hospital de Cirurgia Plástica
(18) 99629-4826 (18) 3323-5600
29 de agosto de 2017

Para levantar os seios é necessário o uso de próteses de silicone?

Muitas mulheres desejam apenas uma cirurgia plástica para levantar os seios, sem necessidade da inclusão de implante de silicone. A dúvida é: isso é possível?

Você já ouviu falar em mastopexia? Esta é a cirurgia indicada para levantar os seios. Uma dúvida frequente que as pacientes têm sobre esse procedimento e, muitas vezes também sobre a mastoplastia redutora (plástica para redução das mamas), é sobre a necessidade de adicionar as próteses de silicone.

As mamas são formadas anatomicamente por tecido glandular mais denso e gordura, sendo revestidas por pele. Com o passar dos anos e, principalmente, com a amamentação e grande oscilação de peso, ocorre uma atrofia do tecido mamário e aumento do tecido gorduroso.

Como o tecido mamário tem uma consistência maior ou mais firme que o tecido gorduroso, as mamas vão perdendo a consistência e ficando mais flácidas e, consequentemente, caídas. Isso leva muitas mulheres a procurarem um cirurgião plástico para levantar os seios, a fim de melhorar, não só a autoestima, mas também a qualidade de vida.

Mulheres com mamas muito grandes e caídas tendem a ter mais dificuldade para encontrar um sutiã adequado, assim como para não o usar. Além disso, essa condição causa, também, muitas dores nas costas, por conta do peso e da postura errada.

É possível melhorar a aparência sem a necessidade de implante de silicone?

Nos casos em que as mamas estão caídas e “moles”, existe a indicação de retirar um volume do tecido gorduroso e colocar uma prótese para melhorar a consistência das mamas. Nos casos em que as mamas reduzem de volume com o passar dos anos e a paciente quer aumentar este volume, também há indicação da colocação de um implante.

Agora, naqueles casos em que existe uma boa quantidade de tecido glandular denso e a mama está apenas caída, não há nenhuma indicação de retirar um pedaço deste tecido e substituí-lo por um implante.

De qualquer forma, é sempre importante consultar um cirurgião plástico experiente antes de decidir o que é melhor fazer.

Deixe um comentário
Você também pode gostar
Trombose. Quais os riscos na cirurgia plástica?
+
Trombose. Quais os riscos na cirurgia plástica?

A Trombose é um tema importante a ser considerado em qualquer procedimento cirúrgico, incluindo cirurgias plásticas. Os riscos associados à trombose na cirurgia ...

25 de julho de 2023
Como se forma o calo ósseo após a Rinoplastia?
+
Como se forma o calo ósseo após a Rinoplastia?

Após a rinoplastia, especialmente em casos de remodelação significativa da estrutura nasal, pode ocorrer a formação de um calo ósseo. Este fenômeno é ...

7 de fevereiro de 2024
Varizes e Trombose no Planejamento da Cirurgia Plástica
+
Varizes e Trombose no Planejamento da Cirurgia Plástica

Ao considerar uma cirurgia plástica, é natural surgirem dúvidas sobre fatores que podem influenciar o procedimento. Entre essas preocupações, as varizes e a ...

28 de novembro de 2023