Hospital de Cirurgia Plástica
(18) 99629-4826 (18) 3323-5600
9 de abril de 2020

Posso fazer Abdominoplastia mais de uma vez?

Quem não quer ter uma barriga bonita? Esse certamente é o sonho de várias mulheres e homens também, e para isso muitos recorrem à cirurgia de abdômen, a abdominoplastia. Mas antes de realizar o procedimento, é importante entender se ela é ideal para você.

Antes de mais nada, o que é a cirurgia de abdômen? É um procedimento cirúrgico feito na região do abdômen, com o objetivo de retirar o excesso de gordura, corrigir a flacidez muscular e o excesso de pele.

Fatores como envelhecimento, gravidez e oscilações de peso, por exemplo, podem causar um excesso de gordura na região abdominal, assim como flacidez, então a abdominoplastia pode vir para recuperar a firmeza da musculatura, além de retirar o excesso de gordura e pele.

 

Abdominoplastia dura para sempre?

Não. A cirurgia plástica consegue e muito modelar o corpo. Às vezes até é possível devolver a mesma silhueta de antes de uma gestação por exemplo. E quem passa por uma cirurgia plástica de abdominoplastia tem uma grande e imediata melhora.

 

É possível conseguir uma barriga tipo tanquinho com a cirurgia plástica?

Cada pessoa terá um resultado diferente, de acordo com sua situação. Alguém com apenas um pequeno acúmulo de gordura deverá ter um resultado melhor do que alguém com flacidez e pneuzinhos, por exemplo. Mas para ter uma barriga “tanquinho”, é preciso fazer  “muuuito” exercício físico e ter genética para isto.

 

 

 

Eu posso fazer a cirurgia de abdome quantas vezes eu quiser?

Sim, pode. Entretanto é muito difícil ser necessário mexer novamente na musculatura, pois só mesmo uma gravidez é capaz de separar os músculos retos abdominais (diástase). Normalmente uma segunda ou mesmo terceira abdominoplastia seria para retirar pele e gordura, sem necessidade de mexer nos músculos e, neste caso, a recuperação é bem mais rápida!

 

 

Mulheres que deram à luz há pouco tempo podem fazer cirurgia plástica?

É mais acertado aguardar pelo menos 06 meses após o término da amamentação. Isto porque durante a amamentação existe uma grande alteração hormonal no corpo da mulher que geralmente começa a se normalizar após este prazo. Esta alteração hormonal pode ser também responsável por problemas na cicatrização e até mesmo formar cicatrizes parecidas com queloide.

 

Além da cirurgia do abdômen, é possível realizar mais procedimentos na mesma sessão?

É possível sim realizar a abdominoplastia associada a outras cirurgias. Porém é preciso não exagerar e respeitar os limites do seu corpo. Além de muita coisa ao mesmo tempo aumentar tempo e risco da sua cirurgia.

 

É preciso ter cuidado para não engordar no período pós-cirúrgico?

Verdade. Como o objetivo da abdominoplastia é melhorar o contorno corporal, se o paciente engordar ele poderá perder a modelagem que espera obter com a cirurgia. E como o processo de recuperação envolve tempo e limitações de voltar logo para uma academia ou atividades físicas.

 

A Abdominoplastia pode ser feita por qualquer pessoa acima do peso?

O objetivo da cirurgia não é o emagrecimento em si, mas sim melhorar o contorno corporal e dar firmeza à região. Na verdade, quanto mais próxima estiver do peso real, melhor será o resultado e a recuperação.

 

O pós-operatório é mais confortável no clima frio do que no calor?

Embora o uso das malhas compressivas sejam fundamentais para uma excelente recuperação, algumas pacientes reclamam do seu uso no verão. A orientação que eu costumo dar é que a melhor época para operar é quando você tiver com tudo organizado em casa para o depois da sua cirurgia – suporte de amigos e família é importante. Não esquecer de arrumar um lugar em que você fique e se sinta confortável, daí a sua cirurgia independente de calor ou frio, verão ou inverno, tem tudo para dar certo.

 

Dr. Edélcio S. Shimabucoro
CRM-SP 79 890 | RQE 55563

 


📱 (18) 99629-4826
       (18) 3323-5600

Deixe um comentário
Você também pode gostar
A coceira no processo de cicatrização
+
A coceira no processo de cicatrização

Você já reparou que no processo de cicatrização as feridas coçam? Vamos esclarecer por que isso acontece. Todos já sabemos que, no processo de cicatrização ...

7 de abril de 2020
O anestesiologista na cirurgia plástica
+
O anestesiologista na cirurgia plástica

Entenda sua importância. Quando falamos sobre procedimentos cirúrgicos, é impossível não lembrarmos das anestesias. Nesse texto, vamos abordar um pouco mais ...

17 de abril de 2020
Abdominoplastia: Os cuidados essenciais!
+
Abdominoplastia: Os cuidados essenciais!

A barriga é uma das regiões mais exigidas pelo nosso corpo, por isso as cicatrizes podem apresentar complicações.   Saiba como evitá-las. Quem faz uma ...

25 de maio de 2020