Hospital de Cirurgia Plástica
(18) 99629-4826 (18) 99751-2538 (18) 3323-5600
16 de fevereiro de 2017

Qual o tamanho ideal das próteses?

Tal a principal dúvida das pacientes é“QUAL É O TAMANHO IDEAL DAS PRÓTESES?“. É muito comum não se ter ideia de volume e do resultado que se pode ter, então entender bem esse tópico é fundamental para ter um resultado de acordo com a sua expectativa: Existem implantes dos mais variados tamanhos, indo de 125 ml até mais de 1 litro, e a tendência das últimas décadas são mamas cada vez maiores. Sabia que há uns 15 anos um implante de 180 ml era considerado um exagero? Há 5 anos o tamanho médio dos implantes usados pelas brasileiras era de 250 a 275 ml. Esses números vêm aumentando e ultimamente é freqüente o desejo por implantes de 325 ml ou mais. Escolher uma prótese grande pede alguns pontos de atenção, como o comprometimento dos tecidos das mamas e a sobrecarga de peso sobre a coluna a médio e longo prazo. Atualmente, dois grandes cirurgiões americanos, Dr. Adams e Dr. Tebbetts, têm artigos publicados em que chegam à conclusão de que nem sempre mais é melhor. Eles chegaram a uma “fórmula científica” de quanto de volume pode ser colocado em uma mama e que eu aplico já há alguns anos.

Nela, avalia-se:

Base das mamas e conformação torácica. Se a base da mama e do tórax for menor que a base do implante, ele simplesmente “brigará” com a anatomia e os limites do contorno da região.
Quantidade e qualidade de pele. Pele elástica, de boa qualidade e sem sobras recebem e acomodam melhor implantes maiores.
Quantidade e qualidade do tecido mamário. Mamas com tecido de glândula firme e de boa consistência geralmente “vestem” melhor os implantes e “desenham” com muito mais beleza e harmonia as mamas. Analisando esses fatores e levando em conta a vontade da paciente, chegamos ao tamanho das próteses a serem utilizadas.

Observação: é importante confiar na experiência do cirurgião no momento dessa escolha. Muitas vezes a mulher acredita que um tamanho X vai ficar bom, sem levar em consideração esses fatores mencionados. Minha orientação é deixar claro para o médico qual é a sua expectativa para que ele possa orientar o melhor caminho para chegar lá.

Os formatos das próteses

Nem todas as próteses são iguais, e embora cada cirurgião tenha as suas preferências, para cada tipo de situação é preciso saber das opções.

Alguns dos formatos mais conhecidos das próteses de silicone são:

  • Redondas de perfil super alto, perfil alto, perfil moderado ou perfil baixo (a diferença aqui está na proporção de base ou diâmetro com relação a projeção ou altura – simplificando: o mesmo volume pode ser mais estreito com mais projeção ou mais largo com menos projeção);

 

  • Anatômicas (algumas chamadas de gota e outras de formato natural). Não preenchem tão bem o “colo” e muitas mulheres querem exatamente isso ao implantar uma prótese (aquela “curvinha”). Neste caso esse formato não é o mais indicado.
  • Cônicas. São as menos usadas, e sua melhor indicação é para mamas com grau leve de flacidez ou para mamas que tenham aquela forma “esparramada” (espalhada).

Não há uma “receita de bolo” que diga qual o melhor formato para cada mulher. No consultório sempre oriento que a harmonia corporal às vezes é mais importante do que apenas um peito grande, afinal as mamas devem combinar com a cintura e o bumbum. Para ajudar na escolha, há provadores de diversos tamanhos que podemos usar para simular o que ficará melhor. Alguns cirurgiões mostram fotos com o resultado de cirurgias para exemplificar. Eu particularmente gosto muito dos implantes redondos de perfil super alto ou extra-alto e tenho conseguido bons resultados e pacientes muito satisfeitas. Mas cada cirurgião tem a sua preferência e a sua experiência.

Deixe um comentário
Você também pode gostar
Como perder o medo da cirurgia plástica?
+
Como perder o medo da cirurgia plástica?

Seja por saúde, estética ou bem-estar, várias pessoas optam por fazer procedimentos para mudar algo no corpo com o qual não estão satisfeitas. Apesar dessa ...

13 de fevereiro de 2020
Quanto tempo antes devo planejar uma cirurgia plástica?
+
Quanto tempo antes devo planejar uma cirurgia plástica?

Como planejar a cirurgia plástica e com qual antecedência realizar esse planejamento para que ela seja mais bem-sucedida? É muito difícil falar em quanto tempo ...

28 de setembro de 2019
A coceira no processo de cicatrização
+
A coceira no processo de cicatrização

Você já reparou que no processo de cicatrização as feridas coçam? Vamos esclarecer por que isso acontece. Todos já sabemos que, no processo de cicatrização ...

7 de abril de 2020