O processo de redução das mamas masculinas é mais comum do que imaginamos. Afinal, devemos considerar os diversos tipos de fatores que podem levar ao crescimento das mamas dos homens. Abaixo explicamos melhor quais as principais causas, e quais procedimentos são mais realizados para promoção da redução das mamas masculinas. É só seguir lendo para saber mais!
Causas principais das mamas masculinas
Muitas das causas envolvendo o aumento das mamas masculinas são desconhecidas. Ou seja, diversas análises individuais do paciente são necessárias, para assim chegar num diagnóstico preciso.
Dentre os motivos que a Medicina já reconhece como possíveis causas, e que podem ser utilizadas como ponto de partida para as análises necessárias, temos:
- Problemas hormonais, que podem vir por deficiências no crescimento, uso excessivo de medicamentos com hormônios ou mesmo níveis hormonais desregulados no organismo do paciente.
- Doenças crônicas, como nos Rins, Fígado, Câncer, AIDS, dentre outras.
- Uso descontrolado de certos medicamentos e itens, como diuréticos, anabolizantes, cimetidina etc.
- E, claro, o sobrepeso, tanto no passado quanto o atual.
Redução das mamas masculinas – com cirurgia
Mas, dependendo de como está o paciente, a redução das mamas masculinas pode sim acontecer por meio de intervenção cirúrgica, num procedimento conhecido como ginecomastia.
A cirurgia pode ser só a retirada do tecido mamário e, se necessário, combinada com retirada de pele e reposicionamento da auréola. E muitas vezes, esse procedimento pode ser associado à lipoaspiração.
Pré Operatório
O pré operatório da cirurgia de redução das mamas masculinas consiste principalmente na realização dos exames clínicos, necessários para confirmar que o paciente possui boa saúde para participar da intervenção.
Fora isso, a área das mamas é analisada pelo cirurgião. Para assim definir se terá uma intervenção mais profunda e o que precisa ser ajustado.
Pós Operatório
Já no pós operatório o paciente deve se preparar para alguns itens envolvendo a cirurgia de redução das mamas masculinas, como:
- Inchaço, dor e desconforto na região operada, que poderá ter ainda áreas arroxeadas.
- Uso de drenos cirúrgicos é bem raro. Um recurso utilizado apenas em casos bem acentuados. Os drenos podem ficar por até dois dias ou mais após o procedimento, dependendo da evolução do paciente. Eles são úteis para drenar as secreções que podem se formar.
- Uso de medicamentos podem ser indicados, como antibióticos para prevenir infecções e outros para a dor.
- Uso de malha própria para a região por ao menos dois meses, ajudando na cicatrização e no correto posicionamento das mamas.
- A cicatrização completa leva um ano, sendo que ela fica o mais imperceptível possível, graças às técnicas atuais.
Fora isso, o paciente deve manter os cuidados pós cirúrgicos básicos. Exemplos: evitar atividade física, se alimentar bem, não realizar os movimentos proibidos dentre outros. Portanto, caso tenha problemas consulte imediatamente um médico.
A redução das mamas masculinas é um procedimento eficaz. Ou seja, capaz de auxiliar os homens a retomarem a autoestima e controle de seus corpos!
Dr. Edélcio S. Shimabucoro
CRM-SP 79 890 | RQE 55563
Agende sua consulta!
📱 (18) 99629-4826
(18) 3323-5600