A cirurgia plástica oferece riscos como qualquer outro procedimento. O problema é que nem sempre as pessoas escolhem cirurgiões capacitados. O primeiro passo é consultar o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e checar se o profissional é certificado pelo órgão. Basta clicar em “encontre um cirurgião” e depois digitar o nome do médico e o seu estado. Esse simples cuidado pode colaborar na redução de riscos cirúrgicos.
Antes de encarar a mesa de cirurgia, você precisa também estar em dia com a saúde e realizar todos os exames indicados pelo médico e manter sob controle as doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Fumantes, por exemplo, demandam cuidados especiais.
Não esqueça de perguntar todos os detalhes do procedimento ao médico, como por exemplo, a anestesia que será utilizada, a estrutura do local da cirurgia, a equipe de profissionais, o tempo. Enfim, pesquise e pergunte sem medo de esclarecer todas as suas dúvidas.
Respeite o pós-operatório. Seguir as orientações médicas depois da cirurgia é fundamental para garantir bons resultados.