Quando começa a preparação para a realização de uma cirurgia plástica, uma das dúvidas mais frequentes é: qual é o melhor período? A maioria prefere o inverno não sem motivo. O inchaço é menor, a exposição ao sol, que é um dos maiores vilões do pós-operatório, é menos preocupante, sem contar que algumas cirurgias pedem o uso prolongado de cinta, e para isso as baixas temperaturas tornam o procedimento mais tolerável, levando em consideração que a recuperação pode levar em média até 3 meses, o mais indicado é passar por esse período o mais confortável possível.
Porém, os motivos não são só os benefícios do tempo frio no pós-operatório, as atividades cotidianas podem interferir diretamente na escolha da data. As férias escolares têm sido fator determinante, não precisar levar e buscar os filhos na escola todos os dias dá uma folga na rotina, além da possibilidade de permitir que eles viajem no período mais crítico da recuperação.
Mas, de acordo com a cirurgião plástico, Dr. Edélcio Shimabucoro, do Hospital de Cirurgia Plástica Fontana Della Gioventú, não existe restrição sazonal para a realização de cirurgias plásticas.
No hospital do Dr. Edélcio as cirurgias mais procuradas no inverno são: mama, abdominoplastia e lipoaspiração. “As pessoas também procuram realizar os procedimento no inverno visando estarem recuperadas no verão”. E por falar em verão, os meses de janeiro e fevereiro, apesar de não garantirem o melhor conforto no pós-operatório, também são meses propícios para cirurgias. “As pessoas planejam utilizar as férias e voltarem às suas rotinas recuperadas”, afirma o doutor, sem deixar de alertar que os resultados da intervenção cirúrgica também não tem ligação com a época em que foi realizada, escolher o inverno é só uma questão de conforto e bem estar.