A importância do diagnóstico pré-operatório
A cirurgia de implante de silicone nas mamas é uma cirurgia onde o segredo para o sucesso está na avaliação pré-operatória bem realizada.
Digo isto, e exemplifico como a prótese mamária pode interferir muito no resultado final da cirurgia.
Se a paciente deseja um resultado bem natural, porém apresenta pouco tecido mamário, principalmente no polo superior da mama, a indicação correta é colocar o implante abaixo do músculo, utilizando a técnica de duplo plano. Com isto, a borda do implante ficará mais camuflada e a projeção que o mesmo gera, fica mais suave, mais natural e harmônica. Este simples detalhe, pode fazer uma grande diferença no resultado final.
Vamos imaginar esta mesma paciente, colocando o implante sobre o músculo, isto é, subglandular. Agora teremos um resultado, com uma borda muito nítida de onde inicia a mama, com característica de uma bola bem marcada. Com o tempo, existe uma chance maior deste tecido mamário que já é pouco, sofrer uma atrofia e diminuir ainda mais, evidenciando mais os implantes, e aparecendo o ondulamento de polo superior.
Como a dieta pós-operatória pode interferir nos resultados?
A dieta é a base para mantermos um peso adequado. O exercício contribui, porém não é o principal para manter.
Devemos manter nosso peso sem grande flutuação, pois a mama sofre com este processo de engordar e emagrecer (efeito sanfona) e com isto, perdemos o resultado alcançado com a cirurgia.
Ao engordar, a mama aumenta seu compartimento de gordura e fica maior, e no emagrecimento, diminui o volume e gera flacidez e pode resultar em queda, conhecida tecnicamente como ptose mamária.
O que devo comer após cirurgia de silicone?
Logo após a cirurgia, precisamos que nosso organismo consiga reparar e cicatrizar adequadamente, por isto o aporte adequado de proteínas é fundamental, assim como certas vitaminas, como a Vitamina C.
Então, procure fontes protéicas como carnes em geral, peixes, aves ou carnes vermelhas.
Importante lembrar que as fibras insolúveis ajudam na formação do bolo fecal, e desta forma previnem uma constipação que pode ocorrer pelo uso de analgésicos opióides neste período.
Lembre que o controle do peso é fundamental para um resultado mais permanente da sua cirurgia.
O que não devo comer após a cirurgia de silicone?
Existem também alimentos atrapalham a cicatrização, pois geram processos inflamatórios no nosso corpo.
Entre estes alimentos, estão aqueles ricos em açúcar e gorduras trans ou ricos em óleos vegetais, sintéticos.
Evite comer doces, pães, massas, bolos, biscoitos, refrigerantes, margarina, óleo de soja, milho, canola.
Evite também frituras, produtos refinados, ultra-processados e industrializados. Estas substâncias comestíveis não possuem nutrientes e podem gerar processos inflamatórios em seu organismo que atrapalhará a boa cicatrização.
Dr. Edélcio S. Shimabucoro
CRM-SP 79 890 | RQE 55563
Contato, agende sua consulta!
📱 (18) 99629-4826
(18) 3323-5600