Hospital de Cirurgia Plástica
(18) 99629-4826 (18) 3323-5600
19 de abril de 2022

Tempo de espera para retorno das atividades no pós-cirúrgico

Saiba qual o tempo de afastamento das atividades no pós-operatório considerando o tipo de cirurgia, evolução e tipo de prática

Tempo de espera para retorno das atividades no pós-cirúrgico

O planejamento do pós-operatório deve ser uma preocupação desde o período inicial do pré-operatório, garantindo tempo adequado para retornar às atividades.

Definir o tempo de espera para retornar às atividades no pós-cirúrgico da cirurgia plástica gera muitas dúvidas nos pacientes.

Vamos esclarecer os pontos centrais a seguir, mas um aspecto precisa ser destacado de antemão: a avaliação sempre deve ser individualizada.

Qual a importância do pós-operatório da cirurgia plástica?

Inicialmente é preciso entender porque o pós-operatório é importante para que o planejamento seja mais consciente e ativo.

No pós-cirúrgico o corpo está lidando com o trauma cirúrgico que afeta tanto a região operada como os tecidos adjacentes com deslocamento da musculatura, por exemplo, rompimento de pequenos vasinhos e outros.

Portanto, nesse momento o organismo fica mais frágil e suscetível a infecções, pois a imunidade cai devido às medicações como antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos, ao mesmo tempo em que ele precisa trabalhar mais para recuperar os tecidos danificados.

O pós-operatório é importante para respeitar esses processos que estão acontecendo no corpo, evitando gasto desnecessário de energia e nutrindo-o por meio de uma alimentação saudável para o período.

Nesse momento, a incisão cirúrgica também fica mais suscetível a infecções e rompimento dos pontos caso haja movimentos bruscos ou intensos, o que justifica a necessidade de repouso.

O que considerar para saber o tempo de repouso no pós-cirúrgico?

Dada à importância do pós-operatório, é fundamental que o paciente siga as orientações e recomendações da equipe médica.

Para entender qual o tempo de repouso no pós-cirúrgico e em quanto tempo será possível retornar às atividades, no entanto, será preciso considerar diferentes fatores.

Tipo de cirurgia plástica realizada

O primeiro aspecto a ser levado em conta no tempo de recuperação de uma cirurgia plástica é quanto ao tipo de procedimento realizado.

Leve em conta que qualquer atividade que afete mais a região operada terá que ser reintroduzida aos poucos na rotina e com maior tempo de afastamento desse tipo de prática.

Um exemplo: no caso do lifting facial não há comprometimento das habilidades corporais e, apesar de ser necessário o repouso de 5 a 7 dias, o paciente poderá retomar atividades como dirigir em menos tempo do que quem fez uma mamoplastia.

Evolução da recuperação

Um ponto fundamental é que nem sempre é possível prever no pré-operatório quanto à evolução do quadro.

Caso o paciente apresente algum tipo de complicação, o tempo de afastamento das atividades será maior que para pacientes que evoluíram dentro do planejado.

Em alguns casos o maior tempo de recuperação pode ser previsto, como pacientes de terceira idade ou com doenças crônicas, como diabetes, que tem uma cicatrização mais lenta, portanto, o maior tempo de afastamento é normal e esperado.

Tipo de atividade

Outro ponto central quando falamos em tempo para retorno às atividades no pós-operatório da cirurgia plástica é em relação a qual atividade estamos nos referindo.

  • levantar: em geral o paciente é incentivado a se levantar e sentar no mesmo dia da cirurgia, selecionando uma posição que cause menos desconforto e atrito no local operado;
  • tomar banho: o banho em pé é liberado no dia seguinte à cirurgia, mas com cuidados específicos de acordo com o procedimento. No caso da mamoplastia de aumento, por exemplo, a paciente não deve levantar o braço acima do ombro;
  • caminhar: o paciente é incentivado a iniciar leves caminhadas assim que se sentir disposto, no mesmo dia ou no seguinte, o que ajuda a prevenir a trombose especialmente após a abdominoplastia e a lipoaspiração;
  • dirigir: após cirurgias faciais, o paciente pode voltar a dirigir dentro de alguns dias, dependendo do seu bem-estar, após a abdominoplastia esse período é de duas semanas e, no caso da mamoplastia, de 20 a 40 dias;
  • relações sexuais: também vai depender do tipo de cirurgia. A ninfoplastia demanda um período de 40 dias sem relação, enquanto em outras pode ser retomada antes, desde que com cuidado com o local operado, devendo aguardar, em média, 15 dias;
  • tarefas domésticas: em cirurgias plásticas com menor comprometimento corporal, como a rinoplastia e lifting, atividades rotineiras podem ser retomadas em cerca de 7 dias, mas técnicas mais invasivas, como abdominoplastia, demanda afastamento médio de 14 a 21 dias;
  • estudar: pode ser retomado junto com as atividades rotineiras, em média, entre 7 e 15 dias, mas deve-se considerar, por exemplo, como é feito o deslocamento, se fica na mesma posição por muito tempo etc.
  • trabalho: o retorno ao trabalho depende do tipo de atividade. Rotinas que envolvem levantar peso ou ficar em pé demandam afastamento maior que pode variar de 15 a 30 dias. Já atividades mais burocráticas costumam ser retomadas entre 7 e 10 dias;
  • exercícios físicos: nesse caso a orientação é o afastamento entre 30 e 90 dias, a depender especialmente do tipo de exercício, evolução e tipo de cirurgia.

 

Portanto, o pós-operatório da cirurgia plástica envolve diferentes prazos de acordo com a atividade realizada, sendo fundamental conversar com a equipe médica sobre o retorno paulatino das práticas rotineiras.

 

 👉🏻 Agende sua consulta aqui! 

Ou deixe nos comentários as suas dúvidas.

Deixe um comentário
Você também pode gostar
O segredo para uma boa cicatriz
+
O segredo para uma boa cicatriz

Cicatriz boa e bonita: prepare-se para a cirurgia Antes da sua cirurgia plástica, prepare sua pele para o procedimento. Isso significa que você precisará ...

15 de fevereiro de 2022
O que ninguém te contou sobre Lipoaspiração
+
O que ninguém te contou sobre Lipoaspiração

A lipoaspiração não emagrece e não é indicada para quem está acima do peso.   Muita gente sonha em se livrar de gorduras localizadas fazendo uma ...

9 de novembro de 2021
Como você se vê?
+
Como você se vê?

Nas redes sociais os assuntos que mais aparecem em perfis e discussões são: aceitação da imagem e padrões impostos pela sociedade. As mulheres são as ...

16 de março de 2022