Hospital de Cirurgia Plástica
(18) 99629-4826 (18) 3323-5600
18 de março de 2016

Tire todas as dúvidas sobre os tamanhos de próteses de silicone e a mamoplastia de aumento

Depois de muito pensar, uma pessoa finalmente perdeu o medo inicial e agora está disposta a colocar o tão desejado silicone nos seios. Mas, um certo receio ainda ronda sua cabeça, e as dúvidas são muitas. Imagine agora que esta pessoa seja um familiar como sua irmã, prima ou tia. Você sabia que a família é um dos grandes agentes que ajudam na tomada de decisão de uma pessoa que queira fazer a uma cirurgia de implante de prótese de silicone?

Continue lendo o texto, confira as principais dúvidas e esteja preparado para ajudar quando um familiar seu precisar.

Mamoplastia de aumento:

A mamoplastia de aumento é uma cirurgia realizada para aumentar o tamanho dos seios, através da colocação de implantes mamários.

Basicamente, o paciente é sedado ou recebe anestesia geral. O cirurgião realiza uma incisão, insere o implante mamário acima ou sobre o músculo peitoral – conforme discutido com a paciente em etapas anteriores – e, por fim, fecha a incisão.

Obviamente, essa é uma explicação bastante superficial sobre a cirurgia em si. Entretanto, neste artigo nos preocupamos em aprofundar mais sobre as próteses do que sobre o procedimento em si.

Em geral, as próteses têm variação quanto ao seu preenchimento e perfil (projeção).

Preenchimento:

A saber, existem implantes de solução salina e de gel silicone:

 Solução salina: foi mais utilizado nos EUA e Canadá, por um determinado período em que as próteses de gel de silicone foram suspensas pela agência de controle sanitário local, a FDA, por serem vinculados a determinados problemas de saúde – que foram desmistificados mais tarde. A prótese de solução salina é menos utilizado porque o líquido usado para o preenchimento pode ser notado quando em movimento, além de ter uma textura mais dura e artificial.

Gel de silicone: é o tipo de prótese mais comum em todo o mundo, devido à maciez e maleabilidade do silicone. Estas características conferem um movimento e aparência mais naturais ao seio. Além disso, estão disponíveis em diversas formas e perfis, de acordo com o objetivo de cada paciente.

Escolhendo o tamanho da prótese de silicone:

Escolher o tipo de implante de silicone adequado para você pode parecer complicado, a princípio, devido à diversidade de marcas e formados ofertados pelos fabricantes. Porém, podemos reduzir estas variações em 2 características principais: forma e perfil (projeção). Forma, como sugere o nome, se refere ao formato real do implante, ao contorno que ele deixará no seio, enquanto perfil diz respeito ao tamanho da projeção que o implante terá.

É importante saber que para a escolha do tamanho da prótese de silicone é necessário avaliar cada caso particularmente, fatores como: idade, peso, altura, largura do tórax, dimensões das mamas e desejo da paciente são fundamentais para determinar o tamanho (volume) ideal a ser utilizado.

Formatos de implantes:

Existem vários formatos de próteses de silicone e cada diferente formato apresenta diferentes perfis.

Os formatos existentes são: o redondo (que é o mais utilizado); o “gota”, também chamado de natural (que é o indicado quando se deseja um contorno mamário parecido com o de uma mama natural) e a prótese cônica indicada para mamas com leve grau de flacidez ou que tenham o desagradável formato “ovo-frito”.

Todos os formatos acima citados existem em diferentes perfis: baixo, moderado, alto e superalto (extra-alto). Cabe ao Cirurgião Plástico analisar e definir qual o perfil indicado para cada caso. A escolha será feita baseada em vários fatores como biótipo, medidas das mamas e do tórax, simetria e desejo da paciente.

Considerações finais:

Apesar de classificadas em relação a estes quesitos, as próteses de silicone podem sofrer divergências em relação a cada marca por qual é fabricada, ainda que os quesitos tenham a mesma classificação e conteúdo milimétrico. Por isso, a avaliação e o acompanhamento de um especialista são indispensáveis para esta decisão.

Como já dissemos, o papel da família é essencial na decisão de se fazer uma cirurgia de para implante de silicone. Dúvidas técnicas devem ser respondidas por nossos especialistas mas o apoio emocional somente a família pode dar.

Deixe um comentário
Você também pode gostar
Como se livrar do queixo duplo?
+
Como se livrar do queixo duplo?

Saiba que existem tratamentos estéticos capazes de resolver esse problema.     Com produtos para a pele Em casos mais leves de papada, é possível ...

5 de agosto de 2020
O anestesiologista na cirurgia plástica
+
O anestesiologista na cirurgia plástica

Entenda sua importância. Quando falamos sobre procedimentos cirúrgicos, é impossível não lembrarmos das anestesias. Nesse texto, vamos abordar um pouco mais ...

17 de abril de 2020
Quando devo iniciar os cuidados de prevenção as rugas?
+
Quando devo iniciar os cuidados de prevenção as rugas?

Saiba qual o momento ideal para começar a cuidar da sua pele para retardar os sinais do envelhecimento Tão temida pelas mulheres, as rugas e linhas de expressões ...

2 de julho de 2020