Tire suas dúvidas sobre o retorno às atividades físicas depois da cirurgia plástica de próteses nos seios!
A mamoplastia de aumento é uma das cirurgias mais procuradas e desejadas pelas mulheres. Mas para quem pratica atividade física regular, principalmente as de alto impacto como a corrida, é comum surgirem algumas dúvidas em relação ao tempo, intensidade e qual exercício fazer nesse período pós-cirúrgico.
O ideal é a paciente ficar no mínimo um mês sem correr ou fazer atividades intensas. Elas podem iniciar com uma caminhada a partir da terceira semana e os treinos de musculação para membros inferiores a partir da quarta semana, tudo isso dependendo da dor individual de cada uma. Algumas pessoas podem levar até dois meses para deixar de sentir dor e conseguir voltar com segurança às atividades.
Retorno às corridas
O retorno as corridas em ritmo forte, geralmente são liberados entre a 6ª e a 8ª semana (dependendo do conforto da paciente). Em média quando se completam os 2 meses, elas já estão correndo. Lembrando que após a cirurgia, é essencial usar um sutiã especial e/ou um top bem reforçado/apertado para proteger os seios dos impactos ocasionados pelo movimento intenso da corrida.
Volta aos treinos de membros superiores
Depende do local que as próteses foram implantadas. Quando a prótese é inserida por baixo do músculo, o tempo de recuperação necessário é maior devido à dor e ao risco da prótese se deslocar pela contração do músculo ao movimentar o braço. Nesse caso, a volta é recomendada somente após 2 meses.
Quando a prótese é implantada na frente do músculo, a recuperação é mais rápida e menos dolorosa. Após 1 mês já é possível retornar aos treinos. Outro detalhe importante é sempre prestar atenção na sua percepção de dor e respeitar qualquer limitação. Além disso, é essencial que o profissional de educação física esteja sempre atualizado com as recomendações do cirurgião.
É importantíssimo evitar o balanço do peito. Submeter as mamas a chacoalhões pode ocasionar flacidez (queda) das mamas e deslocamento da prótese.
Em geral, após 2 meses, todas as atividades físicas são liberadas inclusive corrida, saltos e musculação. Mas lembre-se: sempre com as mamas adequadamente protegidas por top esportivo para exercícios de alto impacto.