Hospital de Cirurgia Plástica
(18) 99629-4826 (18) 3323-5600
12 de março de 2018

Você conhece todos os cuidados que antecedem o momento da cirurgia?

Pré-operatório cuidados que são essenciais

Realize todos os exames solicitados pelo médico que geralmente são: hemograma completo; coagulograma com TAP e TTPA; glicemia de jejum; T4; TSH; Urina tipo I; teste ergométrico (caso tenha mais de quarenta anos de idade ou algum problema cardíaco) e exame de gravidez caso haja esta possibilidade.

Jejum de no mínimo 8 horas antes do início da cirurgia. Importante salientar que o jejum inclui ingestão de qualquer líquido, inclusive água. Um pequena quantidade de água no seu estômago poderá num reflexo de vômito voltar e ser aspirado para dentro da via respiratória podendo ocasionar consequências gravíssimas.

Não se esqueça de nos informar se usa algum medicamento, inclusive vitaminas ou fitoterápicos (remédios derivados de princípios ativos de plantas). Algumas medicações devem ser interrompidas alguns dias antes da cirurgia e outras substituídas temporariamente. Suspenda dez dias antes o uso de qualquer medicação que contenha ácido acetil salicílico (Aspirina, AAS, Melhoral, Doril, Engov…). Ele altera a coagulação aumentando o risco de sangramento e pode ser motivo de complicação de algumas técnicas anestésicas. Caso use por orientação do seu cardiologista discuta o assunto com o médico anestesista de nossa equipe no dia da sua avaliação pré-anestésica.

Não fumar (e não permanecer em ambiente com fumaça de cigarro) 15 dias antes e 15 dias após a cirurgia.

No dia da sua cirurgia, compareça no horário combinado, de preferência acompanhado(a).

Não pintar as unhas, pois através da cor dela é possível detectar problemas durante a cirurgia, além de não prejudicar a leitura de um importante aparelho de monitorização chamado de oxímetro. Não há necessidade de depilar a área da cirurgia. Caso tenha esse hábito solicitamos que não faça nos dias que antecedem a cirurgia. A depilação, independente do método utilizado, sempre provoca uma irritação na pele aumentando a flora bacteriana com consequente aumento do risco de uma infecção no local da cirurgia.

Traga para o hospital sua escova de cabelo e de dentes, roupas largas e fáceis de vestir e no caso de cirurgia nas pálpebras não esqueça seu óculos de sol. Venha sem brincos, colar, anel, pulseiras ou outros acessórios. Caso utilize prótese dentária móvel, não se esqueça de nos avisar, é muito importante removê-la antes do início da cirurgia.

Qualquer intercorrência como doenças (gripe, tosse, febre, infecção) ou outros motivos que acarretem a suspensão da cirurgia, deverá ser avisado com antecedência. Para realizar uma cirurgia sua imunidade deve estar boa, e para isso, é fundamental você estar bem emocionalmente.

Realizado o procedimento, basta seguir com atenção as recomendações do seu cirurgião plástico.

Deixe um comentário
Você também pode gostar
Como se forma o calo ósseo após a Rinoplastia?
+
Como se forma o calo ósseo após a Rinoplastia?

Após a rinoplastia, especialmente em casos de remodelação significativa da estrutura nasal, pode ocorrer a formação de um calo ósseo. Este fenômeno é ...

7 de fevereiro de 2024
O que fazer para envelhecer bem?
+
O que fazer para envelhecer bem?

O processo de envelhecimento é uma jornada inevitável que todos enfrentamos. No entanto, a maneira como abordamos esse processo pode fazer toda a diferença em ...

12 de março de 2024
Por que temos medo na hora H da cirurgia plástica e como lidar com ele?
+
Por que temos medo na hora H da cirurgia plástica e como lidar com ele?

A decisão de passar por uma cirurgia plástica é muitas vezes acompanhada de uma mistura de emoções, sendo o medo uma das mais comuns. Entender a origem desse ...

7 de maio de 2024