Você já reparou que no processo de cicatrização as feridas coçam?
Vamos esclarecer por que isso acontece.
Todos já sabemos que, no processo de cicatrização seja ele de um corte qualquer ou um procedimento cirúrgico, que gera também uma ferida operatória, temos um processo de cicatrização.
Nesse processo de cicatrização temos várias fases, e uma delas é a fase inflamatória. Essa fase inflamatória recruta várias células, que são responsáveis pelo fechamento dessa ferida.
Os terminais nervosos são estimulados e geram dor. Essa dor pode ser proporcional ao tamanho da fase inflamatória da cicatrização.
Quando a ferida já está fechando e cicatrizando, diminuem as células inflamatórias, com isso pode restar a sensação de coceira. Pode parecer estranho, mas a coceira é o sintoma mínimo da dor. Quando a dor já foi embora a coceira pode começar.
Uma dica de ouro é: NÃO COÇE! Faça compressas geladas na área que está coçando, ou pequenas pressões com a mão ao redor da ferida, isso pode enganar a sensação de coceira.
Se as coceiras estiverem insuportáveis, fale com o seu cirurgião, pois pode ser que seja necessário o uso de uma medicação (antialérgica) para controlar esse sintoma.
Dr. Edélcio S. Shimabucoro – Cirurgião Plástico
CRM-SP 79 890 | RQE 55563
18 3323-5600
18 99629-4826 (ligação ou whatsapp)