Hospital de Cirurgia Plástica
(18) 99629-4826 (18) 3323-5600
7 de abril de 2020

A coceira no processo de cicatrização

Você já reparou que no processo de cicatrização as feridas coçam?

Vamos esclarecer por que isso acontece.

Todos já sabemos que, no processo de cicatrização seja ele de um corte qualquer ou um procedimento cirúrgico, que gera também uma ferida operatória, temos um processo de cicatrização.

Nesse processo de cicatrização temos várias fases, e uma delas é a fase inflamatória. Essa fase inflamatória recruta várias células, que são responsáveis pelo fechamento dessa ferida.

Os terminais nervosos são estimulados e geram dor. Essa dor pode ser proporcional ao tamanho da fase inflamatória da cicatrização.

Quando a ferida já está fechando e cicatrizando, diminuem as células inflamatórias, com isso pode restar a sensação de coceira. Pode parecer estranho, mas a coceira é o sintoma mínimo da dor. Quando a dor já foi embora a coceira pode começar.

Uma dica de ouro é: NÃO COÇE! Faça compressas geladas na área que está coçando, ou pequenas pressões com a mão ao redor da ferida, isso pode enganar a sensação de coceira.

Se as coceiras estiverem insuportáveis, fale com o seu cirurgião, pois pode ser que seja necessário o uso de uma medicação (antialérgica) para controlar esse sintoma.

 

 

Dr. Edélcio S. Shimabucoro – Cirurgião Plástico

CRM-SP 79 890 | RQE 55563

 

 

18 3323-5600

18 99629-4826 (ligação ou whatsapp)

Deixe um comentário
Você também pode gostar
Redução de Mamas Conheça a Cirurgia
+
Redução de Mamas Conheça a Cirurgia

Mamas volumosas causam dores nas costas e uma série de outros problemas. Entenda tudo sobre a redução de mama e acabe com esse problema. Ter mamas muito ...

26 de março de 2021
Hidratação da pele das mamas após mamoplastia
+
Hidratação da pele das mamas após mamoplastia

Você colocou silicone nos seios recentemente? Tem vontade de colocar e já ouviu falar da importância da hidratação? Esperamos que sim. Afinal, a hidratação ...

28 de setembro de 2021
Os Benefícios da Cirurgia Plástica Pós-Bariátrica
+
Os Benefícios da Cirurgia Plástica Pós-Bariátrica

Retirar o excesso de pele é mais do que uma questão de estética. A opção que deveria ser a nova esperança de muitos pacientes, acaba se tornando algo ...

8 de setembro de 2021