Hospital de Cirurgia Plástica
(18) 99629-4826 (18) 3323-5600
7 de abril de 2020

A coceira no processo de cicatrização

Você já reparou que no processo de cicatrização as feridas coçam?

Vamos esclarecer por que isso acontece.

Todos já sabemos que, no processo de cicatrização seja ele de um corte qualquer ou um procedimento cirúrgico, que gera também uma ferida operatória, temos um processo de cicatrização.

Nesse processo de cicatrização temos várias fases, e uma delas é a fase inflamatória. Essa fase inflamatória recruta várias células, que são responsáveis pelo fechamento dessa ferida.

Os terminais nervosos são estimulados e geram dor. Essa dor pode ser proporcional ao tamanho da fase inflamatória da cicatrização.

Quando a ferida já está fechando e cicatrizando, diminuem as células inflamatórias, com isso pode restar a sensação de coceira. Pode parecer estranho, mas a coceira é o sintoma mínimo da dor. Quando a dor já foi embora a coceira pode começar.

Uma dica de ouro é: NÃO COÇE! Faça compressas geladas na área que está coçando, ou pequenas pressões com a mão ao redor da ferida, isso pode enganar a sensação de coceira.

Se as coceiras estiverem insuportáveis, fale com o seu cirurgião, pois pode ser que seja necessário o uso de uma medicação (antialérgica) para controlar esse sintoma.

 

 

Dr. Edélcio S. Shimabucoro – Cirurgião Plástico

CRM-SP 79 890 | RQE 55563

 

 

18 3323-5600

18 99629-4826 (ligação ou whatsapp)

Deixe um comentário
Você também pode gostar
Como se livrar do queixo duplo?
+
Como se livrar do queixo duplo?

Saiba que existem tratamentos estéticos capazes de resolver esse problema.     Com produtos para a pele Em casos mais leves de papada, é possível ...

5 de agosto de 2020
Os 10 erros mais comuns no uso da cinta
+
Os 10 erros mais comuns no uso da cinta

Erro 1 – Compressão A cinta precisa estar confortável e não muito apertada.   Erro 2 – Modelo errado Peça auxílio ao seu cirurgião, pois o ...

10 de março de 2020
Ritidoplastia, a cirurgia para rejuvenescer o rosto!
+
Ritidoplastia, a cirurgia para rejuvenescer o rosto!

O tempo provoca mudanças significativas em nossa pele, como perda da elasticidade, de volume das estruturas faciais. O sol está no topo dos principais fatores ...

1 de setembro de 2020