Hospital de Cirurgia Plástica
(18) 99629-4826 (18) 3323-5600
13 de janeiro de 2016

Cirurgia para Reduzir e Elevar as Mamas (Mastopexia)

A cirurgia para reduzir e elevar as mamas tem o nome de mastopexia, servindo para levantar os seios flácidos ou caídos, ou que tenham perdido volume devido a gravidez, emagrecimento ou mesmo pela fisiologia da paciente.

Trata-se de uma cirurgia estética e reparadora, sendo indicada para mulheres com seios grandes que, pela ação do tempo, sofre uma queda, muitas vezes trazendo problemas de postura e dores na coluna, em virtude do peso excessivo, podendo, em alguns casos, ser também um recurso para o tratamento de algumas doenças da mama.

Técnicas usadas na mastopexia

Por haver diversas técnicas que podem ser utilizadas para a cirurgia de reduzir e elevar as mamas, o cirurgião faz a análise do tipo físico, do tipo e condição da mama para comparar com a vontade da cliente, mostrando-lhe os melhores procedimentos para atender seu desejo. As técnicas incluem retirada de excesso de pele, de tecido glandular e de gordura, podendo variar em função do volume da mama e do grau de flacidez da pele.

Após a cirurgia e dependendo da técnica utilizada, podem permanecer cicatrizes em forma de T ou do número 1, invertidos ou periareolar (em volta da aréola). As cicatrizes começam a desaparecer nas primeiras semanas, podendo os resultados serem notados a partir do primeiro mês. No entanto, somente entre o sexto mês até o primeiro ano é que as mamas irão mostrar o seu aspecto definitivo em relação a cicatrizes, forma, volume, sensibilidade e consistência.

Para a cirurgia de reduzir e elevar as mamas não é necessário internação por mais de 24 horas, dependendo de cada caso, sendo necessária anestesia peridural ou geral, ou, em casos mais específicos, sedação assistida. O tempo da cirurgia, dependendo do tipo de situação das mamas, pode levar até 3 horas.

Cuidados pós-operatórios na mastopexia

Como em toda cirurgia e, lembrando que mesmo a cirurgia plástica tem seus riscos, a mastopexia precisa de cuidados após o procedimento:

  • O primeiro banho total só pode ser tomado após 48 horas após a cirurgia, devendo-se usar sabonete neutro sempre antes de qualquer curativo;
  • A paciente precisa usar sutiã diariamente, durante 3 meses, sem retirá-los a não ser para o banho;
  • Não se deve levantar os braços em ângulo de 90 graus ou mais por pelo menos 20 dias, nem mesmo para pentear ou escovar cabelos;
  • A paciente não poderá levantar peso, usar roupas leves, não pegar sol e não dormir de bruços ou sobre as mamas por pelo menos 3 meses;
  • Atividades como tarefas domésticas ou exercícios físicos devem ser evitados nos primeiros 30 dias, assim como dirigir, ir à praia ou entrar no mar e em piscina, evitando também banhos de imersão.

Qualquer atividade física somente poderá ser feita depois da liberação pelo médico e, no caso de tomar sol, deve-se usar protetor solar com fatores acima de 30 FPS, passando-o nas cicatrizes nos primeiros 6 meses após a cirurgia.

O cirurgião irá instruir com os cuidados com as cicatrizes, fazendo curativos até a retirada total dos pontos, devendo a paciente usar creme hidratante em toda a mama, de 1 a 2 vezes por dia, com leve massagem nas cicatrizes.

Deixe um comentário
Você também pode gostar
O que comer no pós cirúrgico para se fortalecer?
+
O que comer no pós cirúrgico para se fortalecer?

A primeira refeição do pós-operatório deve ser leve e, preferencialmente, líquida ou pastosa, pois o organismo ainda estará sensível devido ao jejum e ...

8 de maio de 2020
Diferença na altura do colo mamário após mamoplastia
+
Diferença na altura do colo mamário após mamoplastia

Algumas vezes podem acontecer diferenças na altura do colo mamário após uma mamoplastia de aumento. Saiba agora por que isso acontece, e que tipo de paciente ...

19 de junho de 2020
Explante. Quando a remoção do silicone é recomendada?
+
Explante. Quando a remoção do silicone é recomendada?

O explante, ou remoção de prótese de silicone, tem aumentado no Brasil e em outros países em decorrência da adoção de estilos de vida mais naturais e ...

7 de abril de 2020