Hospital de Cirurgia Plástica
(18) 99629-4826 (18) 3323-5600
12 de agosto de 2020

Como resolver o suor excessivo?

Saiba quais são os tratamentos mais indicados para quem sofre com a essa condição.

Principalmente nos dias mais quentes, transpirar é algo normal que acontece quando estamos nos movimentando ou em algumas situações embaraçosas ou estressantes.
No entanto, há pessoas que sofrem com problemas de suor excessivo e que transpiram mesmo quando não estão realizando nenhuma atividade, o que acaba se tornando um incômodo e até mesmo uma motivação para baixa autoestima.
Neste sentido, a busca por encontrar uma solução para acabar de vez com a sudorese excessiva se torna o principal objetivo de quem aflige-se com a condição.

 

Mas afinal, o que causa o suor excessivo?

O suor, nada mais é do que uma resposta do nosso organismo para equilibrar a temperatura corporal.
Essa liberação acontece em áreas em que a concentração de glândulas sudoríparas é maior, como é o caso das axilas, tórax, costas e até mesmo no rosto.
Quando somos expostos à altas temperaturas, como no verão, ou aumentamos o fluxo sanguíneo durante uma corrida, por exemplo, o nosso corpo tende a produzir o suor como uma forma de esfriar o corpo.
No entanto, para quem sofre de sudorese, nem sempre essas causas estão atreladas à isso e diversos fatores podem desencadear o problema: desequilíbrio hormonal, ansiedade e até mesmo a presença de substâncias e alimentos termogênicos no organismo.

 

Quais são os tratamentos indicados nestes casos?

Embora a condição não seja considerada algo grave perante a medicina, muitas pessoas se incomodam e desejam tratá-la para se libertar do problema.
Para que isso seja feito, existem uma série de tratamentos que variam desde remédios até cirurgias, e o ideal é que um profissional seja consultado a fim de identificar qual a melhor solução para o seu caso.

Conheça a seguir algumas das soluções mais comuns para tratar suor excessivo:

 

Uso de desodorantes específicos

Alguns desodorantes possuem maior concentração de cloreto de alumínio em sua formulação, o que é capaz de controlar a sudorese em casos mais leves da condição.

 

Medicamentos via oral

Algumas combinações de medicamentos também são capazes de frear a sudorese, agindo como uma espécie de corte na produção das glândulas que causam o suor.
Contudo, por ter baixa eficácia, não são recomendados para todos os tipos de pacientes, além de provocar alguns efeitos colaterais indesejados.

 

Aplicação de toxina botulínica

Outro potente aliado, a toxina botulínica, age bloqueando e paralisando as glândulas sudoríparas, fazendo com que elas parem de produzir o suor em excesso.
No entanto, para este tratamento o recomendado é que seja feita uma avaliação com um profissional qualificado e de confiança.

 

Remoção das glândulas

Para os casos em que a condição se apresenta de forma mais ‘grave’, também há a possibilidade de realizar a remoção das glândulas por meio de uma cirurgia, que se mostra eficaz para resolver de uma vez por todas o suor excessivo.

 

Simpatectomia torácica endoscópica (STE)

Em casos graves, que não respondem aos tratamentos clínicos, pode-se recomendar um procedimento cirúrgico executado por cirurgião torácico ou vascular. Este procedimento desliga o sinal que avisa ao corpo para suar excessivamente. Sua melhor indicação é para os casos nos quais as palmas das mãos ou plantas dos pés são acometidas. A principal complicação é começar a suar em outras áreas do corpo, o que chamamos de hiperidrose compensatória.

 

Vale lembrar que todos os procedimentos precisam de indicação médica e não devem ser realizados sem uma análise minuciosa do caso do paciente.

 

Dr. Edélcio S. Shimabucoro
CRM-SP 79 890 | RQE 55563

 

Contato, agende sua consulta!
📱 (18) 99629-4826
  (18) 3323-5600

Deixe um comentário
Você também pode gostar
Como se livrar do queixo duplo?
+
Como se livrar do queixo duplo?

Saiba que existem tratamentos estéticos capazes de resolver esse problema.     Com produtos para a pele Em casos mais leves de papada, é possível ...

5 de agosto de 2020
Saiba como acelerar o pós operatório do silicone nas mamas
+
Saiba como acelerar o pós operatório do silicone nas mamas

Muita gente ainda tem dúvidas sobre o pós-operatório silicone e a troca de prótese de silicone. Como em qualquer cirurgia plástica, a colocação de próteses ...

8 de dezembro de 2020
As principais complicações em cirurgias plásticas
+
As principais complicações em cirurgias plásticas

A cirurgia plástica, assim como qualquer outro tipo de procedimento cirúrgico, deve ser realizada por um profissional habilitado, em ambiente hospitalar e envolve ...

1 de dezembro de 2020