Hospital de Cirurgia Plástica
(18) 99629-4826 (18) 3323-5600
25 de março de 2020

COVID-19 – O QUE FAZER?

Como vocês já sabem o corona vírus vem de uma família de vírus que já existe há alguns anos e que através do tempo sofreu alterações até a sua forma atual.

O Covid-19 merece toda a nossa atenção nesse momento pelo seu alto índice de transmissão entre as pessoas e por gerar inicialmente sintomas como de um resfriado comum e acabar agravando especialmente em pacientes imuno comprometidos ou com alguma doença pulmonar.

O que chama a atenção é a forma rápida como se disseminou no mundo inteiro. Nós acreditamos que todos os esforços devem ser somados na luta pela sua completa erradicação.

Várias notícias tem circulado pela internet, e é importante esclarecer, que não existe até o momento tratamento contra o Corona Vírus, na verdade o tratamento é como o de um resfriado comum, você deve tomar bastante líquido, se alimentar da forma mais saudável possível e fazer repouso. Até esse momento, esse é o tratamento. Não existe antibiótico, não existe remédio milagroso, não existe tomar água quente com alho, já escutamos várias coisas na internet, não é mesmo? Porém, até o momento, não existe nenhuma publicação de nenhuma medicação contra esse vírus.

Outra dúvida muito comum é: Estou com sintomas de gripe e resfriado, devo procurar o hospital?  É importante você saber que qualquer início de resfriado, nessa época do ano, março, entrada de abril, temos a época de vários outros vírus, como por exemplo o vírus sincicial respiratório, um vírus muito comum na sazonalidade do nosso estado, já é um vírus esperado nessa mudança de mês. Então, se você está em casa, com alguns sintomas gripais, preocupado se pode ser o Corona Vírus, tome as seguintes precauções:

  • Procure sim, fazer um isolamento na sua casa;
  • Faça o tratamento sintomático, remédio para febre, se existir, hidratação – muita água – e se alimente de forma saudável.

Neste momento não é recomendado você ir ao hospital, pois se você realmente estiver contaminado, irá espalhar o vírus pelo caminho, além de acabar super lotando o hospital que precisa estar disponível para os casos mais graves.

 

Você deve procurar um hospital, se tiver os seguintes sintomas:

  • Febre alta;
  • Falta de ar (dificuldade para respirar)
  • Principalmente se for diabético ou ter doenças respiratórias ou for idoso (acima de 60 anos).

Se você estiver com sintomas de uma gripe comum, fique em casa, procure proteger os outros usando uma máscara, e espere pra ver se os sintomas irão piorar. Se você perceber alguma alteração na sua respiração, você deve procurar o hospital.

 

Para se proteger e proteger os outros:

  • Evite beijos e abraços;
  • Mantenha uma distância de pelo menos 1 metro da pessoa que você está conversando;
  • Lave bem as mãos da maneira correta;
  • Uso do álcool em gel quando não tiver água e sabão por perto;
  • Isolamento social.

 

Precisamos fazer a nossa parte, para que nosso país não chegue as proporções como vimos que chegou na Itália, não precisamos ver algum parente nosso ter o vírus ou falecer por causa dele, pra aí sim nos preocupar. A hora é agora!

Se nós já temos exemplos de outros países, porque então insistimos em esperar a chegar a proporções alarmantes para aí sim fazermos a nossa parte.

Então, vamos ficar em casa!

Para os pacientes que estavam com cirurgia marcada. A recomendação é que as cirurgias eletivas (que não são de emergência), de uma maneira geral sejam adiadas. Por isso entre em contato com o seu cirurgião e saiba se sua cirurgia será ou não adiada.

 

Dr. Edélcio S. Shimabucoro
CRM-SP 79 890 | RQE 55563

 


Agendamentos e Dúvidas:
📱 (18) 99629-4826 

Deixe um comentário
Você também pode gostar
A importância de estar com boa saúde antes da cirurgia plástica
+
A importância de estar com boa saúde antes da cirurgia plástica

A seguir explicamos melhor o que é ter uma boa saúde e como o médico avaliará esse quesito e qual a importância dele para a cirurgia plástica.   Qual a ...

15 de maio de 2020
Explante. Quando a remoção do silicone é recomendada?
+
Explante. Quando a remoção do silicone é recomendada?

O explante, ou remoção de prótese de silicone, tem aumentado no Brasil e em outros países em decorrência da adoção de estilos de vida mais naturais e ...

7 de abril de 2020
Os benefícios da cirurgia de ginecomastia para os homens
+
Os benefícios da cirurgia de ginecomastia para os homens

A ginecomastia é um distúrbio que ocorre no homem, mais frequentemente na puberdade, que é caracterizado pelo aumento das mamas, que pode acontecer devido ao ...

24 de abril de 2020