Hospital de Cirurgia Plástica
(18) 99629-4826 (18) 99751-2538 (18) 3323-5600
31 de março de 2016

Mamoplastia de Aumento valoriza autoestima

Não é novidade pra ninguém, a implantação de silicone nos seios é o procedimento cirúrgico mais popular do mundo. Somente no Brasil, em 2014, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica contabilizou cerca de 110 mil mamoplastias de aumento. Este número representa 301 cirurgias realizadas por dia naquele ano!

Os motivos que levam uma quantidade tão grande de mulheres a fazerem este procedimento podem ser diversos. Basicamente, reconstrução da mama em casos de mastectomia, reversão dos danos causados pela amamentação ou puramente por estética. Entretanto, todos tem a finalidade comum de valorizar a autoestima da mulher.

Mamoplastia de aumento e Autoestima:

A questão estética não se trata de uma futilidade supérflua de pura vaidade como podem supor algumas pessoas, ainda nos dias de hoje, em pleno século XXI. Quem pensa assim certamente desconhece, ou prefere ignorar, as consequências que uma boa imagem visual e autoestima causam na vida de uma pessoa.

A autoestima, em termos comuns, diz respeito aos valores positivos ou negativos que as pessoas atribuem a si mesmas quanto a suas próprias capacidades e características. São crenças baseadas na autoimagem que se tem e que influenciam diretamente no bem-estar geral. Uma baixa autoestima está associada à insegurança, pensamentos negativos e baixa satisfação com a própria imagem. Diversos estudos comprovam que pessoas com alta autoestima estão mais propensas a ocuparem melhores cargos de trabalho, terem relacionamentos mais duradouros e maiores chances de atingirem o sucesso em outras áreas da vida em geral.

Por este motivo, há uma quantidade tão grande de mulheres que buscam a mamoplastia de aumento como um artifício para atingirem uma autoestima elevada. Mas, muito cuidado! É importante frisar que a autoestima é um aspecto psicológico e, portanto, muito subjetivo. Realizar o procedimento acreditando que ele será a solução final para a baixa autoestima feminina é um pensamento errôneo e, frequentemente, comum.

Ajudar a valorizar a autoestima da mulher:

Em uma análise mais profunda, esta deve ser a intenção real por trás de quem realiza a mamoplastia de aumento. Trata-se de um conquista pessoal que auxilia na construção de maior autoconfiança e bem-estar.

Estudos sugerem que as pacientes que passaram pela cirurgia relatam um aumento de sua autoestima em mais de 80% dos casos. Por isto, a mamoplastia de aumento é colocada com uma mudança prioritária para um grande número de mulheres.

Sentirem-se mais bonitas e confiantes de sua própria aparência é um direito de todas. Porém, vale lembrar que a opção pelo implante é uma decisão muito pessoal e deve ser feita apenas para aprimorar uma autoestima que já existe, ou que existiu – nos casos da cirurgia de reconstrução – e não como uma alternativa para se conformar com os padrões de beleza impostos pela sociedade.

Assim, expectativas realistas sobre o procedimento são de extrema importância para quem sofre de uma baixa autoestima, e é essencial que haja uma discussão aberta e sincera com seu cirurgião antes de tomar uma decisão.

Deixe um comentário
Você também pode gostar
Como perder o medo da cirurgia plástica?
+
Como perder o medo da cirurgia plástica?

Seja por saúde, estética ou bem-estar, várias pessoas optam por fazer procedimentos para mudar algo no corpo com o qual não estão satisfeitas. Apesar dessa ...

13 de fevereiro de 2020
Entenda a Abdominoplastia
+
Entenda a Abdominoplastia

  A abdominoplastia é um procedimento corretivo estético que tem como finalidade reparar o acúmulo de gordura e flacidez na região do abdômen, geralmente ...

7 de janeiro de 2020
Quanto tempo antes devo planejar uma cirurgia plástica?
+
Quanto tempo antes devo planejar uma cirurgia plástica?

Como planejar a cirurgia plástica e com qual antecedência realizar esse planejamento para que ela seja mais bem-sucedida? É muito difícil falar em quanto tempo ...

28 de setembro de 2019