Hospital de Cirurgia Plástica
(18) 99629-4826 (18) 3323-5600
21 de junho de 2022

Os cinco erros principais que podem prejudicar a sua cirurgia

Hoje eu quero contar pra vocês os cinco erros principais que podem prejudicar a sua cirurgia e o seu resultado.

Todo mundo tem preocupação em fazer tudo certinho no pós-operatório, não é mesmo? O que às vezes a gente esquece é de se atentar as coisas que a gente não pode fazer porque eles também podem prejudicar e muito no resultado.

 

1 – O primeiro erro, eu diria, que seria “pegar dicas” de outras pessoas que não tem experiência ou que apenas vivenciaram a experiência da cirurgia plástica.

Eu conto pra todas as minhas pacientes que a experiência de uma não é a experiência de outra. Então, muitas vezes a dor que uma passou, não é a dor que você vai passar, o incômodo da sua amiga não é o seu incômodo.

Não entrem em grupos de WhatsApp, de Instagram, de Facebook, que vocês acabam lendo relatos às vezes positivos, mas às vezes também muito negativos. Que podem influenciar no resultado de vocês. Uma vez que vocês acabam copiando certas condutas e criando expectativas irreais quanto ao procedimento. Pegue as dicas com o seu cirurgião!

Ninguém melhor do que ele pra orientar a melhor maneira de você conduzir o seu pós-operatório. Evite dicas dos amigos.

 

2- Outro erro que eu considero crucial é uma pessoa que vai pra sua cirurgia sem saber absolutamente nada sobre o procedimento.

É lógico que essas informações, tem que vir de fontes seguras, especialmente da equipe que vai te operar. Você saber em que consiste o resultado, como será feito, como será o seu pós-operatório, quais as dificuldades que você encontrará no seu dia a dia pra se alimentar, pra tomar banho, no cuidado da sua casa, no cuidado com os seus filhos. Isso tudo chama-se planejamento.

Uma pessoa que consegue estar ciente de tudo que será feito na cirurgia, quais as possíveis complicações que você pode passar, quais as intercorrências no meio do caminho que você poderá encontrar. Isso faz com que a própria pessoa tenha conhecimento e que quando ocorrerem no seu pós-operatório isso não seja um motivo de grande surpresa.

Por exemplo, quando você for tomar banho, você vai precisar sentar pra não ficar tonta, então quando você está lá no chuveiro tomando banho, ficou tonta, você já não vai ficar desesperada com aquela situação porque você já foi orientada que isso poderia acontecer, isso a gente só sabe quando a gente busca informações confiáveis.

 

Falando em banho ainda, vamos aqui emendar na minha terceira dica que consiste…

 

3- Não tome banho muito quente achando que vai relaxar no pós-operatório imediato dos primeiros dias depois da cirurgia.

Tem que tomar muito cuidado com esses ambientes, não apenas porque eles aumentam o inchaço na região que você operou, como também eles podem promover uma baixa na sua pressão e você acabar passando mal.

O banho de chuveiro tem que ser morno. A água quente tem que ser apenas pra quebrar a água gelada. Não pode ser aquele banho quente. Eu fiz essa dica porque muitas pacientes falam pra mim que o banho quente relaxa, só que no pós-operatório imediato esse relaxamento pode causar sim um mal-estar e você acabar desmaiando com isso.

 

4 – Outro erro crucial é operar e achar que já vai sair da cirurgia aproveitando o seu resultado.

A gente gostaria muito que no dia seguinte vocês já conseguissem ir para as suas casas e já aproveitarem e colocando aquela blusinha, aquele vestido que vocês sempre sonharam. Só que a gente sabe bem que o trauma da cirurgia gera no corpo uma resposta, uma resposta que a gente chama de resposta inflamatória.

É uma resposta ao trauma em que seu organismo está se recuperando e se preparando pro processo de cicatrização. Então, ele está numa fase de reparo tecidual e isso exige muito de você e do seu corpo.

Infelizmente você vai passar por um período de adaptação, você vai sair da sua posição de dormir, você muitas vezes vai precisar da ajuda de outras pessoas, vai precisar usar malhas compressivas dependendo da região que você operou, que não são tão confortáveis, você não vai estar solta, muitas vezes você vai ter restrições de movimento dos braços, e andar curvadinha, movimento das pernas, enfim…

Todos os cuidados de pós-operatório acabam te tirando da sua situação de conforto e isso incomoda. E aí, nesse momento, você passa a ver que o ônus da cirurgia está maior do que o bônus, já que você ainda não consegue ver seu resultado, você está edemaciada, você ainda não está usando aquela roupinha que você sempre sonhou e você está tendo realmente que esperar por esse momento. Então, quando a paciente já está consciente que tem essa fase de adaptação, tudo passa a ser muito mais fácil. Não cometa esse erro, você não vai sair pronta da sua cirurgia!

 

5- Agora eu vou para o último erro, que também acaba tendo relação com o erro anterior, que é justamente a passagem por esse período de pós operatório.

Não caia no erro de ter pensamentos negativos com relação a espera pelos resultados e evite acompanhantes e visitas que despertem em você esses sentimentos. O período do sacrifício, pode sim gerar um sentimento de arrependimento. Mas lembre-se, que esse é só um período que precisa ser passado pra chegar no resultado desejado. Não permita que maus pensamentos rodem a sua cabeça, tenha paciência e evite pessoas negativas. Espere e logo você verá o resultado que tanto esperava. Lembre-se, nossa mente comanda o nosso corpo, uma mente saudável, promove um corpo saudável. Enquanto que uma mente negativa, não permite que sua cicatrização progrida. Paciência é a palavra chave nesse momento!

 

 👉🏻 Agende sua consulta aqui! 

Ou deixe nos comentários as suas dúvidas.

Deixe um comentário
Você também pode gostar
O que ninguém te contou sobre Lipoaspiração
+
O que ninguém te contou sobre Lipoaspiração

A lipoaspiração não emagrece e não é indicada para quem está acima do peso.   Muita gente sonha em se livrar de gorduras localizadas fazendo uma ...

9 de novembro de 2021
Como a blefaroplastia ajuda no rejuvenescimento do rosto?
+
Como a blefaroplastia ajuda no rejuvenescimento do rosto?

A blefaroplastia é a cirurgia plástica indicada para correções estéticas ou funcionais nas pálpebras, apresentando diferentes benefícios, incluindo a melhora ...

22 de dezembro de 2021
O segredo para uma boa cicatriz
+
O segredo para uma boa cicatriz

Cicatriz boa e bonita: prepare-se para a cirurgia Antes da sua cirurgia plástica, prepare sua pele para o procedimento. Isso significa que você precisará ...

15 de fevereiro de 2022