Hospital de Cirurgia Plástica
(18) 99629-4826 (18) 3323-5600
9 de julho de 2020

Preciso usar sutiã após uma mamoplastia?

Entenda como utilizar o sutiã pós-cirúrgico e por que é tão importante para o resultado da cirurgia plástica.

 

Os cuidados de pós operatório são tão importantes quanto o procedimento cirúrgico para a obtenção do melhor resultado esperado, especialmente nas cirurgias plásticas. São eles que farão com que todo o trabalho do cirurgião dentro do centro cirúrgico se transforme no esperado após a recuperação e resposta do corpo.

Em cirurgias de mama, é natural que haja ansiedade para conferir os resultados e exibir decotes, andar sem sutiãs e todos as vontades que novos seios trazem. Mas um pouco de paciência é necessária! Tanto na mamoplastia de aumento quanto na de redução, o sutiã pós-cirúrgico ocupa papel essencial nos cuidados de recuperação e seu uso correto interfere diretamente na obtenção dos melhores resultados.

 

Para que serve o sutiã pós-cirúrgico?

O sutiã cirúrgico oferece sustentação reforçada às mamas recém operadas, para que não haja flacidez, para que os músculos se adaptem e para que as suturas não cedam e permaneçam bem estáveis. Ele auxilia inclusive na cicatrização, já que quanto menor a mobilização e mais estável permanecerem as incisões, mais rápida e eficiente será a cicatrização, além de ter menos riscos da formação de queloides e outras cicatrizes mais visíveis.

Além disso, a compressão feita por esses sutiãs ajuda a diminuir o edema (inchaço) existente na região, normal após o procedimento.

O uso do sutiã compressivo também é de extrema importância para a manutenção da prótese no lugar durante o período pós-operatório e faz parte das medidas que deixarão as mamas “empinadas” de acordo com o desejo da paciente.

 

Quando e por quanto tempo ele deve ser utilizado?

O sutiã pós-cirúrgico deve ser utilizado o dia todo, inclusive para dormir, podendo ser retirado apenas para tomar banho. Essas medidas são importantes para a estabilidade da prótese e manutenção dos resultados da cirurgia. Por isso, é recomendado que a paciente tenha mais de um e utilize todo o tempo até liberação médica.

O tempo para o uso do sutiã pós-cirúrgico é de pelo menos um mês. Contudo, é recomendado que no segundo mês ainda se utilize sutiãs sem arames, com poucas ou nenhuma costura e que possuam boa sustentação. Após esse período, normalmente, a paciente está liberada para usar qualquer modelo que desejar ou até mesmo não utilizar sutiãs.

 

E o que um sutiã pós-cirúrgico deve ter?

Existem alguns atributos básicos para essa peça, são eles:

  • Abertura frontal: como no pós operatório a paciente fica impossibilitada de fazer movimentos amplos, como levantar ou esticar os braços para trás, é importante que, para seu conforto e independência, haja a abertura na frente.
  • Não ter aros: além de machucar, os aros podem deformar e até deslocar a prótese.
  • Tecido de boa qualidade: para evitar alergias, absorver o suor e manter a mama seca caso haja transpiração.
  • Alças de ajuste na frente: pelo mesmo motivo da abertura frontal, é importante que a paciente possa deixar o sutiã o mais confortável e ajustado possível, dentro de suas capacidades de movimentação.

 

Como escolher o sutiã pós-cirúrgico?

O modelo e intensidade da compressão exercida pelo sutiã pós-cirúrgico devem ser escolhidos e ajustados conforme orientação médica e, como quase tudo na medicina, varia de paciente para paciente. Fatores que irão interferir na escolha incluem o tamanho das próteses, idade da paciente, aspecto das mamas antes da operação, entre outros fatores individuais.

 

Dr. Edélcio S. Shimabucoro
CRM-SP 79 890 | RQE 55563

 

Contato, agende sua consulta!
📱 (18) 99629-4826
  (18) 3323-5600

Deixe um comentário
Você também pode gostar
Como perder o medo da cirurgia plástica?
+
Como perder o medo da cirurgia plástica?

Seja por saúde, estética ou bem-estar, várias pessoas optam por fazer procedimentos para mudar algo no corpo com o qual não estão satisfeitas. Apesar dessa ...

13 de fevereiro de 2020
O anestesiologista na cirurgia plástica
+
O anestesiologista na cirurgia plástica

Entenda sua importância. Quando falamos sobre procedimentos cirúrgicos, é impossível não lembrarmos das anestesias. Nesse texto, vamos abordar um pouco mais ...

17 de abril de 2020
A coceira no processo de cicatrização
+
A coceira no processo de cicatrização

Você já reparou que no processo de cicatrização as feridas coçam? Vamos esclarecer por que isso acontece. Todos já sabemos que, no processo de cicatrização ...

7 de abril de 2020