Hospital de Cirurgia Plástica
(18) 99629-4826 (18) 3323-5600
18 de junho de 2021

Prótese de Silicone Grande pode Gerar Problemas nas Costas?

A mamoplastia de aumento é uma das cirurgias plásticas mais realizadas entre as mulheres. A colocação da prótese de silicone está associada ao aumento da autoestima, satisfação pessoal e bem estar das pacientes.

No entanto, após o pós-operatório algumas pacientes podem começar a sentir alterações na postura desencadeando problemas nas costas.

Independentemente do volume do silicone mamário, a paciente em geral identifica alterações nos padrões de postura, que são mais imediatas e perceptíveis, e alterações estruturais no corpo, que são menos evidentes. Entenda melhor a seguir!

 

Por que o silicone pode causar problemas nas costas?

As alterações causadas pelo silicone ocorrem devido a diferentes fatores, no entanto, a maior parte das pacientes não relata tais problemas.

Dessa forma, a colocação de silicone nas mamas não é um determinante para desenvolver problemas nas costas, sendo que diferentes fatores precisam ser avaliados conjuntamente. Entenda os principais motivos:

Sobrepeso das mamas

O aumento do peso da mama pode fazer com que a paciente jogue os ombros para frente, contraindo o trapézio e curvando a coluna em formato de C (cifose).

Trata-se de uma postura defensiva do corpo para minimizar os desconfortos, no entanto, pode gerar um desequilíbrio postural que quando não tratado pode gerar quadros mais complicados como de cervicalgias e lombalgias e, no longo prazo, hérnia de disco.

O problema é mais comum em pacientes que colocaram próteses de silicone com tamanho maior do que o indicado para a estrutura corporal.

 

Modificações estruturais

Após a mamoplastia de aumento a paciente encontra-se com um porte físico novo. As mudanças posturais levam a modificações estruturais no tronco que não são visíveis, mas podem causar problemas nas costas no longo prazo.

Essas alterações são mais comuns em pacientes nas quais a prótese de silicone são inseridas embaixo do músculo torácico.

 

Fatores psicológicos

Por mais que a paciente almeje os resultados da mamoplastia de aumento, após a operação fatores psicológicos e emocionais podem causar um estranhamento que também se manifesta na postura.

Muitas mulheres têm dificuldade para assumir as mudanças estéticas no corpo e curvam-se como uma resposta emocional na tentativa de esconder o novo volume mamário.

 

Assimetrias

Também ocorre de pacientes identificarem assimetrias nas mamas, com uma maior do que a outra. Esse problema, geralmente, está associado à escoliose, um desvio lateral da coluna, e não problemas na prótese em si.

Normalmente, esse quadro já estava instalado antes da mamoplastia de aumento, mas torna-se mais evidente após a colocação da prótese de silicone e aumento dos seios.

 

Como evitar problemas nas costas após a mamoplastia de aumento?

Algumas condutas minimizam as chances de doenças lombares e cervicais e problemas na coluna como um todo.

  • pré-operatório: é importante avisar ao cirurgião plástico antes da mamoplastia de aumento caso tenha alguma alteração prévia na coluna, como hérnia de disco, escoliose, lombalgia e outras;
  • tamanho da prótese de silicone: o volume da prótese deve ser escolhido com base na estrutura física da paciente, sendo importante respeitar a orientação médica para evitar problemas posturais posteriormente;
  • RPG e fisioterapia: a realização de sessões de RPG e fisioterapia após a recuperação da mamoplastia de aumento ajuda a corrigir pequenos desvios posturais que poderiam desencadear problemas na coluna no longo prazo;
  • exercícios físicos: a prática regular de exercícios físicos, após a plena recuperação da cirurgia plástica, ajuda no fortalecimento da musculatura, ganho de massa magra, controle de peso e outros que ajudam na saúde, estrutura óssea e postura.

Portanto, apesar de existir sim o risco de a prótese de silicone, principalmente quando com volume é inadequado à estrutura corporal da paciente, causar problemas nas costas, existem diferentes medidas preventivas satisfatórias.

O ideal é conversar com o cirurgião plástico antes mesmo da cirurgia, com uma avaliação detalhada antes da colocação da prótese de silicone, evitando complicações posteriores.

 

Dr. Edélcio S. Shimabucoro
CRM-SP 79 890 | RQE 55563


Contato, agende sua consulta!

📱 (18) 99629-4826
  (18) 3323-5600

Deixe um comentário
Você também pode gostar
Como melhorar a flacidez depois do emagrecimento?
+
Como melhorar a flacidez depois do emagrecimento?

Você se dedica dia após dia para perder gordura, os resultados estão cada vez melhores, mas agora você se depara com um novo problema: flacidez e/ou excesso de ...

30 de julho de 2021
Tudo que você precisa saber sobre Lipoaspiração
+
Tudo que você precisa saber sobre Lipoaspiração

A lipoaspiração, ao lado da implantação de próteses de silicone, é uma das cirurgias plásticas mais procuradas. A busca pela diminuição de medidas por meio ...

21 de maio de 2021
“Doença do Silicone” Esclarecimentos
+
“Doença do Silicone” Esclarecimentos

Com relação à matéria exibida no Fantástico da Rede Globo de Televisão no dia 28/02/2021, falando sobre a “Doença do Silicone” quero aqui fazer alguns ...

5 de março de 2021