Hospital de Cirurgia Plástica
(18) 99751-2538 (18) 3323-5600
9 de janeiro de 2017

Saiba Tudo Sobre Lipoaspiração

LIPOASPIRAÇÃO

Também conhecida como lipoescultura, a lipoaspiração remodela áreas específicas do corpo, removendo o excesso de depósitos de gordura, melhorando os contornos do corpo e a proporção. Apesar de boa saúde e da prática de exercício físico, algumas pessoas podem, ainda, ter um corpo com contornos desproporcionais devido a depósitos de gordura localizada. Estas áreas podem ocorrer devido a características genéticas, à falta de controle do peso ou de atividade física. A lipoaspiração pode ser usada para tratar acúmulos de gordura em várias partes do corpo, incluindo coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito, bochechas, queixo, pernas e tornozelos. Em alguns casos, a lipoaspiração é realizada isoladamente, em demais casos, ela é usada com procedimentos de cirurgia plástica tais como o facelift, a redução de mama ou a abdominoplastia.

O PROCEDIMENTO É INDICADO PARA MIM?

Se você está incomodado com o excesso de acúmulo de gordura – localizado em qualquer lugar de seu corpo – e não vê resultados positivos com dieta ou prática de exercício físico, a lipoaspiração pode ser indicada para você.

O QUE A LIPOASPIRAÇÃO NÃO VAI FAZER

A lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade e não substitui a prática de exercício físico e bons hábitos alimentares. Indivíduos com áreas de gordura no corpo e que se exercitam regularmente são os melhores candidatos a este procedimento.

ESTEJA PREPARADO PARA DISCUTIR

  •  A razão pela qual quer fazer a cirurgia, suas expectativas e o resultado desejado,
  •  Condições médicas, alergia medicamentosa e tratamentos médicos,
  •  Uso atual de medicamentos, vitaminas, medicamentos naturais, fumo, álcool e drogas,
  •  Cirurgias prévias.

O CIRURGIÃO TAMBÉM PODERÁ

  •  Avaliar o seu estado geral de saúde e todas as condições pré-existentes de saúde ou fatores de risco,
  •  Tirar fotos para prontuário médico,
  •  Discutir as suas opções e recomendar um tratamento,
  •  Discutir prováveis resultados da cirurgia e quaisquer riscos ou complicações potenciais.

PREPARANDO-SE PARA A CIRURGIA

  •  Previamente à cirurgia, pode ser necessário
  •  Fazer exames de laboratório ou avaliação médica,
  •  Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais,
  •  Parar de fumar bem antes da cirurgia,
  •  Evitar tomar aspirina e alguns antiinflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento.

INSTRUÇÕES ESPECIAIS

  •  O que fazer no dia da cirurgia,
  •  O uso de anestesia durante o procedimento,
  •  Cuidados pós-operatórios.

O procedimento será realizado em local seguro e confortável para o médico e o paciente, em centro cirúrgico autorizado pela Vigilância Sanitária, com equipamentos e equipe treinada para qualquer intercorrência.

RISCOS E INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA

A decisão de se submeter à lipoaspiração é pessoal e é você quem deve decidir se os benefícios atingirão os seus objetivos e se os riscos e potenciais complicações são aceitáveis. O cirurgião plástico e/ou assistentes irão lhe explicar, em detalhes, os riscos associados à cirurgia. Você deverá assinar o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual vai se submeter e quaisquer riscos ou complicações.

CANDIDATOS IDEAIS À LIPOASPIRAÇÃO SÃO

  • Adultos, com 30% do seu peso ideal, que têm a pele firme e com bom tônus muscular,
  • Indivíduos saudáveis que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização,
  • Não fumantes,
  • Indivíduos com atitude positiva e expectativa realista do resultado cirúrgico,
  • Indivíduos determinados a seguir as recomendações do cirurgião plástico.

Procedimento Cirúrgico – O que acontece durante a cirurgia?

Etapa 1 – Anestesia
Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa ou anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.

Etapa 2 – Incisão
A lipoaspiração é realizada através de pequenas incisões, imperceptíveis. Primeiramente, solução líquida estéril é infundida para reduzir o sangramento e o trauma. Em seguida, um tubo oco fino (cânula) é inserido através destas incisões para soltar o excesso de gordura, utilizando um controlado movimento de vaivém. A gordura deslocada é, então, aspirada para fora do corpo, utilizando um aspirador cirúrgico ou seringa ligada à cânula.

Etapa 3 – Resultados
A melhora do contorno corporal será aparente quando o inchaço e a retenção de líquido diminuírem. Com práticas contínuas de dieta saudável e de atividade física, a perda de tecido adiposo em excesso deve ser preservada. No entanto, ganho de peso substancial pode alterar o resultado obtido com a cirurgia.

RECUPERAÇÃO Malha de compressão ou bandagens elásticas são colocadas nas áreas tratadas na finalização do procedimento, pois ajudam a controlar o inchaço e a comprimir a pele. Ademais, um pequeno dreno pode ser colocado nas incisões existentes por debaixo da pele para remover qualquer excesso de sangue ou de fluido.

SERÃO DADAS INSTRUÇÕES ESPECIAIS, INCLUINDO Como cuidar do local da cirurgia, medicamentos para tomar por via oral para reduzir o risco de infecção e quando retornar para acompanhamento com o cirurgião plástico.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE Procedimentos adicionais, às vezes, podem ser necessários para reduzir o excesso de pele. Considerações especiais são necessárias quando grandes quantidades − geralmente mais de 5 litros de gordura − são aspiradas.

PERGUNTE AO CIRURGIÃO PLÁSTICO SOBRE A RECUPERAÇÃO

  •  Onde vou permanecer em recuperação após o término da cirurgia?
  •  Qual medicação vai me ser dada ou prescrita após a cirurgia?
  •  Haverá curativos/bandagem após a cirurgia? Quando serão removidos?
  •  Os pontos serão removidos? Quando?
  •  Quando poderei retomar as atividades normais e exercício físico?
  •  Quando será a consulta de retorno?

RESULTADOS DA LIPOASPIRAÇÃO

O inchaço causado pela cirurgia desapareça após alguns meses. Quando o inchaço desaparecer, o novo contorno corporal será visível. Seguir algumas recomendações fará com que você mantenha os resultados obtidos inicialmente com a lipoaspiração, ou seja, é preciso manter peso adequado e adotar um estilo de vida saudável. O ganho de peso pode reverter os resultados.

PÓS-OPERATÓRIO

RETORNO DO HOSPITAL PARA CASA
Ao receber alta hospitalar retorne para casa no banco de passageiro do carro com leve inclinação e não se esqueça do cinto de segurança.

BANHO
Não molhe os curativos nas primeiras 48 horas. Banho de chuveiro está liberado após 48 horas do término da cirurgia (proibido banho de banheira). Dica: tenha bem próximo do chuveiro uma cadeira ou banquinho onde você possa se sentar caso ocorra queda de pressão ou tontura. Caso perceba que esteja passando mal se sente e abaixe a cabeça. Remova os curativos durante o primeiro banho. Após o banho enxugue as áreas lipoaspiradas com uma toalha limpa tomando o cuidado de não deixar umidade nos furinhos com ponto. A seguir aplique com um cotonete o antisséptico fornecido na alta hospitalar.

MALHA COMPRESSIVA (macaquinho)
Após o banho espere sua pele estar bem seca (a pele úmida dificulta vestir a malha). Se estiver se sentindo fraca ou indisposta peça a ajuda de alguém e prefira vestí-la deitada na sua cama. Utilize-a continuamente (em tempo integral) nos primeiros 30 dias. Recomendamos o uso da malha por 2 meses. O uso incorreto poderá ocasionar danos irreversíveis como a formação de fibrose cicatricial irregular (causadoras de “caroços” e irregularidades na superfície corporal submetida ao tratamento). Não a aperte demais, ela deve ­realizar uma compressão suave, porém confortável.

ATIVIDADE FÍSICA
Você pode caminhar normalmente dentro de casa mas evite longas caminhadas até a liberação médica. Atividade esportivas, educação física ou academia somente após a nossa liberação. Evite esforços físicos como pegar peso, pular ou correr. As atividades serão gradualmente liberadas a seu tempo.

ALIMENTAÇÃO
Alimente-se normalmente de forma saudável seguindo o ritmo do seu estômago (não force se estiver com náuseas. Não é necessário seguir dieta especial mas prefira alimentos leves, pouco gordurosos e pouco condimentados. É comum o intestino ficar mais “preguiçoso” (obstipado) nessa primeira semana, sendo assim ajuda fazer uma dieta rica em fibras. Use e abuse das frutas. É importante também comer carne vermelha. Só não pode engordar!

Hidrate-se bem tomando bastante líquido. Na primeira semana pós-lipoaspiração recomendamos tomar no mínimo três litros de água por dia (em pequenas quantidades, várias vezes ao dia). SOL: Evite exposição ao sol no primeiro mês. Banho de piscina ou de praia somente após 40 dias.

DRENAGEM LINFÁTICA

Iremos informar quando é o momento de iniciar a drenagem linfática de acordo com sua recuperação.

LEMBRE-SE:

  •  Você ficará muito edemaciada (inchada) nas próximas semanas e isso não permitirá ver o resultado do tratamento. Tenha paciência e não engorde!
  •  É muito importante movimentar os pés e as pernas mesmo estando em repouso na cama (prevenção de trombose/ embolia).
  •  Você ficará bastante debilitada na primeira semana. Portanto evite esforços físicos nos primeiros sete dias. Nesse período procure repousar, se alimentar bem e ingerir bastante líquidos (no mínimo dois litros de água por dia). Poderá ocorrer hipotensão (pressão baixa) ocasionando tontura, náuseas (enjôos) e até “desmaios”. Caso isso ocorra deite-se e peça para alguém levantar as suas pernas que o mal estar melhorará em poucos minutos.
  •  É esperado uma dor mais intensa nos primeiros dias que será tratada através de medicamentos analgésicos prescritos em receita médica. Geralmente melhora após uma semana!
  •  É normal o aparecimento de “roxos” (hematomas) assim como ficar “inchada” (edema). Fique tranquilo (a), pois tudo isso desaparecerá já nas primeiras semanas. A malha compressiva não permitirá que os outros vejam.
  •  A sensibilidade vai lentamente voltando ao normal com o passar do meses (é normal sentir um formigamento ou leve adormecimento da pele nas regiões tratadas).

Deixe um comentário
Você também pode gostar
Quanto tempo antes devo planejar uma cirurgia plástica?
+
Quanto tempo antes devo planejar uma cirurgia plástica?

Como planejar a cirurgia plástica e com qual antecedência realizar esse planejamento para que ela seja mais bem-sucedida? É muito difícil falar em quanto tempo ...

28 de setembro de 2019
Entenda o que é distorção da autoimagem
+
Entenda o que é distorção da autoimagem

É comum, principalmente em tempos de redes sociais, as pessoas se preocuparem cada vez mais com sua aparência, em estar sempre bonitas, com as medidas e formas ...

24 de maio de 2019
Cuidados essenciais no pós-cirúrgico de Aumento das Mamas
+
Cuidados essenciais no pós-cirúrgico de Aumento das Mamas

  Como qualquer cirurgia, o aumento das mamas requer diversos cuidados no pós-operatório que devem ser seguidos rigorosamente para alcançar um bom resultado ...

29 de outubro de 2019