Hospital de Cirurgia Plástica
(18) 99751-2538 (18) 3323-5600
30 de junho de 2017

Saiba Tudo Sobre Seroma Encapsulado

Ultimamente a cirurgia plástica tem alcançado grande divulgação e com o aumento do número de procedimentos cirúrgicos e das informações a seu respeito surge a necessidade de oferecer aos pacientes novas formas de suportar melhor e com mais qualidade o pós-operatório e evitar possíveis complicações.

O Seroma é uma complicação pós-cirúrgica que consiste no acúmulo excessivo de líquido próximo à cicatriz cirúrgica, causando inflamação. Ocorre após alguns dias da cirurgia e pode demorar semanas para desaparecer totalmente.

O Seroma deve ser tratado, pois o acúmulo de líquido que não é removido, pode endurecer, formando um Seroma Encapsulado. E é sobre esse assunto que vamos falar hoje.

O que é um Seroma Encapsulado?

O Seroma encapsulado se desenvolve através de um Seroma que não foi tratado. Sua constituição na fase inicial do pós-operatório é liquida e ele pode ser removido por punção aspirativa. Mas, quando não diagnosticado ou tratado adequadamente, pode evoluir para formação de uma cápsula fibrosa ao seu redor, denominada Pseudobursa. Esta cápsula pode sofrer um processo de contração, determinando algumas saliências, e alterações no tecido sob a cicatriz. Evoluindo, em alguns casos, para uma deformidade sendo necessário uma intervenção cirúrgica corretiva.

Quando aparece?

O aparecimento de um Seroma pode correr durante as primeiras semanas de pós-operatório. Mas, um encapsulado pode aparecer após alguns meses, pois ele é consequência de um Seroma sem tratamento.

Seu surgimento é frequente em cirurgias plásticas que envolvem descolamentos maiores de tecidos, como as Abdominoplastias, principalmente as cirurgias realizadas em paciente pós-obesos, cirurgias de inclusão de próteses, expansores cutâneos, reparadoras e outras.

Sintomas

  • Abaulamento local;
  • Sensação de deslocamento de líquido na região operada;
  • O Seroma encapsulado geralmente não solta líquido;
  • Seromas cronicamente instalados podem aparentar uma tonalidade achocolatada na pele.

Tratamento

O Seroma, geralmente, é tratado através de punção e anti-inflamatórios. A punção consiste na aspiração do Seroma com uma seringa e agulha calibrosa para a retirada de todo o líquido.

Mas, para Seromas encapsulados o tratamento é outro. A ultrassonografia tem sido o método de escolha para um diagnóstico pós-cirúrgico. Pois, muitas vezes, ele pode ser confundido, durante a inspeção e palpação, com um processo de fibrose.

A aplicação de corticoide é um dos tratamentos mais conhecido para Seromas encapsulados. Porém, em alguns casos podem resultar em deformidades da cicatriz.

Um tratamento bastante inovador no mercado é através da ultracavitação. Que se baseia em um ultrassom de alta potência, os ultracavitadores são capazes de atingir a região a ser tratada de forma mais focalizada e efetiva. No entanto pode não funcionar principalmente nos seromas encapsulados mais extensos ou profundos. Nesses casos o tratamento mais recomendável é retirada com cirurgia.

Como prevenir?

  •  Realizar uma boa investigação clínica, através de exames pré-operatórios.
  •  Paciente e médico devem estar cientes desta possibilidade de disfunção naqueles pacientes que são submetidos a cirurgias com grandes descolamentos de tecido;
  •  O médico precisa evitar espaços mortos no fechamento do tecido celular subcutâneo;
  •  Usar drenos de aspiração contínua se houver algum tipo de secreção;
  •  Utilização de curativos compressivos e cintas modeladoras. O curativo é um dos itens de extrema importância, pois é feito para promover a aderência e cicatrização tecidual, prevenindo espaços para o acúmulo do Seroma.

Por fim, fique calma! Todas as pessoas que passarem por procedimentos cirúrgicos estão sujeitas a essa disfunção. Fique sempre atenta a sua cicatriz e qualquer anormalidade no local após a cirurgia. Quanto mais rápido for diagnóstico, mas fácil o tratamento.

Se você está passando por esse processo, procure um profissional especializado e ele lhe indicará a melhor forma de tratamento a ser seguida.

Deixe um comentário
Você também pode gostar
Cirurgia Plástica nas Pálpebras
+
Cirurgia Plástica nas Pálpebras

  Com o passar dos anos, os nossos olhos também envelhecem e a Cirurgia de Pálpebras passa a ser a alternativa mais eficaz. É a forma ideal para acabar de ...

26 de novembro de 2019
Colar a orelha do bebê com esparadrapo diminui a “orelha de abano”?
+
Colar a orelha do bebê com esparadrapo diminui a “orelha de abano”?

Não! Hábito ainda pode provocar irritações ou infecções na pele do bebê. É só o bebê nascer com a orelha um pouco mais saltada para fora que, logo na ...

27 de julho de 2019
Quais partes do corpo podem ser lipoaspiradas?
+
Quais partes do corpo podem ser lipoaspiradas?

Você é daquele tipo de mulher que se sente insatisfeita com os pneuzinhos que insistem em marcar a blusa? Ou ainda daquele tipo que por mais que malhe pesado na ...

13 de junho de 2019