Hospital de Cirurgia Plástica
(18) 99629-4826 (18) 3323-5600
14 de julho de 2017

Veja como voltar à atividade física após uma cirurgia plástica nos seios

Tire suas dúvidas sobre o retorno às atividades físicas depois da cirurgia plástica de próteses nos seios!

A mamoplastia de aumento é uma das cirurgias mais procuradas e desejadas pelas mulheres. Mas para quem pratica atividade física regular, principalmente as de alto impacto como a corrida, é comum surgirem algumas dúvidas em relação ao tempo, intensidade e qual exercício fazer nesse período pós-cirúrgico.

O ideal é a paciente ficar no mínimo um mês sem correr ou fazer atividades intensas. Elas podem iniciar com uma caminhada a partir da terceira semana e os treinos de musculação para membros inferiores a partir da quarta semana, tudo isso dependendo da dor individual de cada uma. Algumas pessoas podem levar até dois meses para deixar de sentir dor e conseguir voltar com segurança às atividades.

Podem iniciar com uma caminhada a partir da terceira semana

Retorno às corridas

O retorno as corridas em ritmo forte, geralmente são liberados entre a 6ª e a 8ª semana (dependendo do conforto da paciente). Em média quando se completam os 2 meses, elas já estão correndo. Lembrando que após a cirurgia, é essencial usar um sutiã especial e/ou um top bem reforçado/apertado para proteger os seios dos impactos ocasionados pelo movimento intenso da corrida.

É essencial usar um sutiã especial e/ou um top bem reforçado para proteger os seios dos impactos

Volta aos treinos de membros superiores

Depende do local que as próteses foram implantadas. Quando a prótese é inserida por baixo do músculo, o tempo de recuperação necessário é maior devido à dor e ao risco da prótese se deslocar pela contração do músculo ao movimentar o braço. Nesse caso, a volta é recomendada somente após 2 meses.

Quando a prótese é implantada na frente do músculo, a recuperação é mais rápida e menos dolorosa. Após 1 mês já é possível retornar aos treinos. Outro detalhe importante é sempre prestar atenção na sua percepção de dor e respeitar qualquer limitação. Além disso, é essencial que o profissional de educação física esteja sempre atualizado com as recomendações do cirurgião.

É importantíssimo evitar o balanço do peito. Submeter as mamas a chacoalhões pode ocasionar flacidez (queda) das mamas e deslocamento da prótese.

Em geral, após 2 meses, todas as atividades físicas são liberadas inclusive corrida, saltos e musculação. Mas lembre-se: sempre com as mamas adequadamente protegidas por top esportivo para exercícios de alto impacto.

Prestar atenção na sua percepção de dor e respeitar qualquer limitação

Deixe um comentário
Você também pode gostar
Otoplastia: A Correção para as “Orelhas de Abano”
+
Otoplastia: A Correção para as “Orelhas de Abano”

Esse problema pode surgir por conta de fatores genéticos, características familiares e raciais ou crescimento da cartilagem. Para resolver esse mal-estar, muitas ...

21 de julho de 2020
Ritidoplastia, a cirurgia para rejuvenescer o rosto!
+
Ritidoplastia, a cirurgia para rejuvenescer o rosto!

O tempo provoca mudanças significativas em nossa pele, como perda da elasticidade, de volume das estruturas faciais. O sol está no topo dos principais fatores ...

1 de setembro de 2020
Atividades permitidas no pós-operatório
+
Atividades permitidas no pós-operatório

Uma lista de atividades permitidas no pós-operatório ajuda no planejamento da cirurgia plástica, mas recomendações sempre dependem da evolução individual. ...

10 de novembro de 2020