Hospital de Cirurgia Plástica
(18) 99629-4826 (18) 3323-5600
14 de julho de 2017

Veja como voltar à atividade física após uma cirurgia plástica nos seios

Tire suas dúvidas sobre o retorno às atividades físicas depois da cirurgia plástica de próteses nos seios!

A mamoplastia de aumento é uma das cirurgias mais procuradas e desejadas pelas mulheres. Mas para quem pratica atividade física regular, principalmente as de alto impacto como a corrida, é comum surgirem algumas dúvidas em relação ao tempo, intensidade e qual exercício fazer nesse período pós-cirúrgico.

O ideal é a paciente ficar no mínimo um mês sem correr ou fazer atividades intensas. Elas podem iniciar com uma caminhada a partir da terceira semana e os treinos de musculação para membros inferiores a partir da quarta semana, tudo isso dependendo da dor individual de cada uma. Algumas pessoas podem levar até dois meses para deixar de sentir dor e conseguir voltar com segurança às atividades.

Podem iniciar com uma caminhada a partir da terceira semana

Retorno às corridas

O retorno as corridas em ritmo forte, geralmente são liberados entre a 6ª e a 8ª semana (dependendo do conforto da paciente). Em média quando se completam os 2 meses, elas já estão correndo. Lembrando que após a cirurgia, é essencial usar um sutiã especial e/ou um top bem reforçado/apertado para proteger os seios dos impactos ocasionados pelo movimento intenso da corrida.

É essencial usar um sutiã especial e/ou um top bem reforçado para proteger os seios dos impactos

Volta aos treinos de membros superiores

Depende do local que as próteses foram implantadas. Quando a prótese é inserida por baixo do músculo, o tempo de recuperação necessário é maior devido à dor e ao risco da prótese se deslocar pela contração do músculo ao movimentar o braço. Nesse caso, a volta é recomendada somente após 2 meses.

Quando a prótese é implantada na frente do músculo, a recuperação é mais rápida e menos dolorosa. Após 1 mês já é possível retornar aos treinos. Outro detalhe importante é sempre prestar atenção na sua percepção de dor e respeitar qualquer limitação. Além disso, é essencial que o profissional de educação física esteja sempre atualizado com as recomendações do cirurgião.

É importantíssimo evitar o balanço do peito. Submeter as mamas a chacoalhões pode ocasionar flacidez (queda) das mamas e deslocamento da prótese.

Em geral, após 2 meses, todas as atividades físicas são liberadas inclusive corrida, saltos e musculação. Mas lembre-se: sempre com as mamas adequadamente protegidas por top esportivo para exercícios de alto impacto.

Prestar atenção na sua percepção de dor e respeitar qualquer limitação

Deixe um comentário
Você também pode gostar
Uso de máscara causa orelhas de abano?
+
Uso de máscara causa orelhas de abano?

A necessidade do uso de máscaras para se proteger do novo coronavírus, trouxe dúvida se elas poderiam causar a orelha de abano.   Saiba um pouco mais ...

9 de março de 2021
Tipos de Cicatriz da Abdominoplastia
+
Tipos de Cicatriz da Abdominoplastia

A cicatriz da abdominoplastia vai depender principalmente de qual técnica cirúrgica será implementada no paciente, em busca de trazer resultados diferenciados. ...

18 de dezembro de 2020
As principais complicações em cirurgias plásticas
+
As principais complicações em cirurgias plásticas

A cirurgia plástica, assim como qualquer outro tipo de procedimento cirúrgico, deve ser realizada por um profissional habilitado, em ambiente hospitalar e envolve ...

1 de dezembro de 2020